O Governo de Alagoas anunciou um importante programa de apoio à agricultura familiar, que irá beneficiar cerca de 60 mil agricultores e agricultoras de 80 municípios do estado. Intitulado “Planta Alagoas 2023”, o programa prevê a distribuição de 1.300 toneladas de sementes de milho, feijão, sorgo e arroz. A cerimônia de lançamento ocorreu no Centro de Convivência de Santana do Ipanema, onde a secretária de Estado da Agricultura e Pecuária, Carla Dantas, destacou a intenção do governo em incentivar a produção agrícola local e fortalecer o setor familiar.
Durante o evento, a secretária enfatizou que a distribuição das sementes será realizada em cinco polos pelo estado, com Santana do Ipanema recebendo a maior quantidade, dada a sua localização no Sertão alagoano, um dos locais mais necessitados desse suporte. A representante do governador Paulo Dantas fez a entrega simbólica de algumas sementes à prefeita Cristiana Bulhões, que também estava acompanhada de outros prefeitos da região. A prefeita mencionou que 1.700 agricultores de Santana do Ipanema terão a oportunidade de utilizar as sementes, manifestando sua gratidão pela colaboração do governo, especialmente em um período crucial que coincide com o início do preparo das terras para o plantio.
O investimento total do programa chega a R$ 20 milhões, com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar e impactar positivamente a segurança alimentar das famílias participantes. Além da distribuição de sementes, foram entregues 59 kits de irrigação para cooperativas e associações locais, e a Seagri investirá mais de R$ 4 milhões na aquisição de 200 kits adicionais ao longo do ano.
Renato Monteiro, secretário executivo de Agricultura Familiar, ressaltou que a iniciativa vai além da mera distribuição de sementes, abrangendo também assistência técnica por meio da Emater e investindo em sistemas de irrigação e cisternas para garantir a água necessária para a produção agrícola. Recentemente, a secretária Carla Dantas e Renato se reuniram em Brasília com o ministro da Agricultura para discutir mais investimentos na agricultura local.
Hugo Wanderley, presidente da Associação dos Municípios Alagoanos, expressou a satisfação dos prefeitos com o timing da distribuição das sementes, agradecendo ao governador pela continuidade de ações que suportam os municípios. Os agricultores que se inscreveram para o “Planta Alagoas” – incluindo quilombolas, indígenas e assentados da reforma agrária – terão acesso aos insumos conforme um cronograma estabelecido pela Seagri, com centros de distribuição localizados em várias cidades, garantindo que a assistência chegue de forma organizada e eficiente.
Com informações e fotos da Prefeitura de Santana do Ipanema