logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Penedo Recebe Grupo Parahyba Rio Mulher com Espetáculo Gratuito no Theatro Sete de Setembro

COMPARTILHE

Na noite desta terça-feira, 23, o icônico Theatro Sete de Setembro em Penedo será palco para o grupo teatral Parahyba Rio Mulher, que apresentará o espetáculo intitulado ‘Fevereiro ou Fica, Vai Ter Bolo’, a partir das 19h30. Esta exibição é uma oportunidade imperdível, já que tem entrada gratuita e faz parte de um projeto mais amplo, financiado pelo edital Myriam Muniz, promovido pela Funarte (Fundação Nacional de Artes). O projeto contempla a apresentação do espetáculo em várias cidades do Nordeste, sendo Penedo a primeira desse circuito, o que revela a intenção de levar arte e cultura a locais menos acessíveis.

O Parahyba Rio Mulher é um coletivo formado exclusivamente por mulheres, que recentemente trouxe sua arte ao 31º Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga, no Ceará. Desde sua chegada a Penedo, no último dia 20, o grupo já começou a trabalhar, e no dia seguinte fez uma apresentação na Praça 12 de Abril. O espaço ao ar livre, às margens do Rio São Francisco, possibilitou uma interação direta entre o público e as artistas, destacando o potencial do teatro de rua para conectar as pessoas de maneira significativa.

Além do espetáculo, o grupo também promoveu, na segunda-feira, 22, uma oficina intitulada “O Feminino em Cena”, focada exclusivamente no público feminino. O evento, realizado no auditório da Casa de Aposentadoria, contou com a colaboração da companhia local Cia Flor do Sertão, proporcionando uma troca cultural rica entre as artistas.

A apresentação de hoje marca o fechamento das atividades em Penedo e é viabilizada pelo Ministério da Cultura, com o suporte da Prefeitura local, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude. O espetáculo “Fevereiro” discute temas profundos como o luto, a pandemia de Covid-19 e suas consequências sociais, refletindo sobre as mudanças que a sociedade enfrentou e as vidas perdidas nesse período crítico.

A produtora do projeto, Gabriela Arruda, comentou sobre a escolha das cidades para essa miniturnê, enfatizando a busca por lugares que margeiam o Rio São Francisco e que, muitas vezes, não recebem projetos culturais. Essa estratégia visa formar um público diversificado e proporcionar uma experiência mais intensa, levando teatro para o interior da Bahia, Sergipe e Pernambuco.

Após a performance em Penedo, o grupo seguirá seu caminho, apresentando-se em Neópolis-SE na quinta-feira, com uma série de exibições programadas para concluir a miniturnê. Assim, o Parahyba Rio Mulher continua sua missão de promoção cultural e social ao longo do vasto Rio São Francisco.

Com informações e fotos da Prefeitura de Penedo

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade