A Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) está oferecendo um espaço de apoio e atendimento aos profissionais da cultura e às instituições da economia criativa na região de Penedo, consolidada dentro da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude (SEMCLEJ). Esta iniciativa é parte de um esforço do Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), para promover acesso facilitado aos editais dessa política nacional.
Com o objetivo de alcançar artistas, produtores culturais e demais pessoas envolvidas com manifestações artísticas em todo o estado, a PNAB proporciona um escritório regional em Penedo, localizado na Rua Dâmaso do Monte, nº 143, no Centro Histórico da cidade. Essa descentralização do atendimento visa garantir que todos os interessados possam acessar informações relevantes e participar dos editais que compõem a política.
Os recursos destinados à PNAB em Alagoas totalizam R$ 25,5 milhões, disponíveis através de 22 editais que abrangem uma variedade de áreas culturais, incluindo música, teatro, dança, audiovisual, literatura, artes visuais e cultura popular. Esse montante tem como finalidade estimular a produção cultural e valorizar o trabalho dos agentes culturais que atuam no estado, com inscrições abertas até 12 de janeiro de 2026.
O escritório regional da PNAB em Penedo mantém expediente de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h30, seguindo o horário de atendimento da SEMCLEJ. Esse funcionamento permite que os fazedores de cultura tenham acesso facilitado, recebendo orientações durante o processo de inscrição, que também pode ser realizado pela internet, através do site cuca.al.gov.br. Essa dualidade de atendimento, presencial e online, visa assegurar que todos os potencialmente interessados tenham a chance de concorrer aos recursos disponíveis, promovendo, assim, uma maior inclusão e dinamização da produção cultural na região.
Com informações e fotos da Prefeitura de Penedo









