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Penedo Promove Capacitação para Professores da Educação Inclusiva em Parceria com IFAL

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Na última segunda-feira, dia 22, os educadores da Educação Inclusiva da rede municipal de ensino de Penedo se reuniram para o 2º Módulo do Curso de Formação em Educação Especial e Inclusiva. O evento ocorreu nas instalações do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), localizado no Campus Penedo, e foi promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) em colaboração com o Instituto de Gestão e Políticas Públicas Sociais (IGPS).

O curso é especificamente direcionado aos professores mediadores que trabalham com alunos atípicos, com a intenção de aprimorar o acolhimento e o atendimento a essa iniciativa. O foco principal é fortalecer a educação pública, visando uma preparação abrangente para a vida e desenvolvimento dos estudantes.

A diretora de Educação Inclusiva da Semed, Rayane Vilela, ressaltou a importância desse tipo de capacitação: “Estamos promovendo mais uma ação voltada para os nossos professores mediadores da Educação Especial, em colaboração com o IGPS. O intuito é avaliar e melhorar as práticas pedagógicas em uso nas escolas, além de incorporar novas metodologias que beneficiem a inclusão dos alunos dentro das instituições”, comentou.

Atualmente, mais de 500 alunos neurodivergentes estão matriculados nas escolas da rede de Penedo, acompanhados por profissionais qualificados que passam por processos de formação contínua. O secretário de Educação, Luciano Lucena, destacou a estruturação do atendimento a esses alunos, que conta com duas categorias de profissionais: os de apoio e os professores mediadores. “Estamos implementando parcerias com o Ifal e o IGPS para garantir capacitações regulares, visando aprimorar as habilidades necessárias para atender adequadamente essas crianças”, explicou.

Durante o encontro, Ludmila Andrade, psicopedagoga e formadora em Educação Especial e Inclusiva, enfatizou a necessidade de tornar a Educação Inclusiva uma prioridade política. Em sua palestra, ela introduziu práticas como atividades adaptadas e currículos sobrepostos, sublinhando a importância de entender como interagir com estudantes neurodivergentes. “Reconhecemos que aplicar essas estratégias no cotidiano escolar não é uma tarefa simples. No entanto, ao oferecer um ambiente escolar acolhedor e adaptações necessárias, podemos avançar na inclusão efetiva. Aqui em Penedo, a inclusão deve ser uma vivência constante, não apenas uma teoria”, concluiu.

Essa formação é um passo significativo para aprimorar as condições de ensino e a inclusão de todos os alunos nas escolas de Penedo, reafirmando o compromisso da gestão educacional em promover um ambiente educacional equitativo.

Com informações e fotos da Prefeitura de Penedo

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