A Rede Mundial de Cidades Criativas da UNESCO é uma iniciativa que reúne 350 integrantes de mais de 100 países, sendo 14 municípios brasileiros, incluindo Penedo. Em seu segundo ano no seleto grupo, a cidade alagoana recebe representantes das 14 cidades brasileiras para a 8ª edição da ECriativa.
O encontro, que aproxima Penedo de outras cidades como Belo Horizonte, Belém, Florianópolis, Fortaleza, Curitiba, Brasília, Salvador, Recife, Santos, Rio de Janeiro, Paraty, João Pessoa e Campina Grande, trouxe também Maceió, São Paulo e Conde – municípios que almejam ingressar na rede mundial – para se inteirar da agenda do evento.
O coordenador da rede brasileira de cidades criativas da UNESCO, Marcello Barros, elogiou a ousadia e o engajamento de Penedo, destacando a postura proativa da cidade. Na edição anterior da ECriativa, a cidade mostrou-se comprometida e engajada, buscando ativamente contribuir para a rede.
Durante o evento, o prefeito de Penedo, Ronaldo Lopes, ressaltou a importância da colaboração, mencionando o apoio recebido de Santos, a primeira cidade criativa do Brasil na categoria cinema da UNESCO, e o trabalho do consultor Eduardo Barroso Neto, que foi homenageado por sua contribuição para a inclusão de Penedo na rede de cidades criativas.
Lopes destacou o papel essencial de Santos no processo de ingresso de Penedo na rede e agradeceu todo o suporte recebido. Ele ressaltou a importância da colaboração entre as cidades criativas para promover iniciativas culturais e criativas em prol de um mundo melhor.
A 8ª edição do ECriativa prossegue até sábado e está disponível para consulta no link fornecido. O texto foi produzido por Fernando Vinícius e as fotos são de Deywisson Duarte.
Com informações e fotos da Prefeitura de Penedo