No próximo sábado, dia 25, o icônico Theatro Sete de Setembro, o primeiro teatro de Alagoas, será palco de uma apresentação especial dedicada ao fado, como parte do Circuito Alagoas Portugal em Cena. Essa 8ª edição do evento está integrada à programação do Festival de Música de Penedo (Femupe), que promete proporcionar uma rica experiência cultural.
O Circuito, que ocorrerá entre os dias 23 e 25 de outubro no Centro Histórico de Penedo, celebra a proximidade cultural entre Brasil e Portugal, oferecendo uma programação diversificada que abrange gastronomia, música, literatura, artesanato e turismo. Neste ano, o evento também marca um importante marco: os 200 anos de relações diplomáticas entre os dois países. Para essa ocasião especial, o embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro, será recebido no Theatro Sete de Setembro, onde assistirá ao espetáculo “Navegar é Preciso”, que contará com as performances de Irina Costa e Ricardo Araújo, programado para as 18h deste sábado.
Além de celebrar a história compartilhada entre Brasil e Portugal, o evento também oferece uma plataforma para que artesãos do Programa Alagoas Feita à Mão, chefs, artistas e empreendedores culturais possam expor e promover seus trabalhos, impulsionando o setor criativo da região.
O Circuito é promovido com o suporte da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult) e da Secretaria de Estado de Relações Federativas e Internacionais (Serfi). A curadoria geral é realizada pelo consulado de Portugal em Alagoas, sob a supervisão do cônsul Edgard Barbosa, em colaboração com os produtores Chico de Assis e Beth Lopes, enquanto a jornalista Nide Lins é responsável pela curadoria gastronômica.
Na mesma ocasião, a 16ª edição do Festival de Música de Penedo homenageará o renomado músico alagoano Hermeto Pascoal, que será brindado com o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O título será entregue a Fábio Pascoal, filho do artista, falecido no último mês de setembro.
Este ano, o Femupe terá uma programação que inclui dez oficinas e uma conferência especial liderada pelo professor David Cranmer, da Universidade Nova de Lisboa. O festival promete encerrar suas atividades em grande estilo, no dia 25, no Centro de Convenções Comendador Zeca Peixoto, com um show do notável artista pernambucano Nando Cordel.
O Festival de Música de Penedo é organizado pela Universidade Federal de Alagoas, por meio do Centro de Musicologia de Penedo (Cemupe) e da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc). Com o apoio da Prefeitura de Penedo, Sesc Alagoas e importantes patrocinadores, o evento é uma celebração essencial da música e da cultura da região.
Com informações e fotos da Prefeitura de Penedo