logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Penedo, a cidade criativa da UNESCO, participa de conferência anual de cidades criativas em Portugal

COMPARTILHE

Após receber o reconhecimento e a designação da UNESCO como Cidade Criativa na categoria Cinema em outubro de 2023, Penedo passou a fazer parte automaticamente dos encontros anuais da Rede Mundial. Neste ano, a XVI Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas da UNESCO 2024 (UCCN) está sendo realizada na cidade de Braga, em Portugal, e se estende até o dia 5 de julho.

Durante a conferência, diversas questões são abordadas em relação ao fomento da economia criativa e da cultura, setores fundamentais para o desenvolvimento econômico, social, cultural e ambiental em todo o mundo. Além disso, estão em pauta planos e programas de interesse das cidades que fazem parte da categoria Cinema, proporcionando a Penedo a oportunidade de contribuir e estabelecer parcerias cruciais para impulsionar o cinema e outras áreas da economia criativa, como gastronomia, música, literatura, artes midiáticas, artesanato e design.

Vale ressaltar que apenas 350 cidades ao redor do mundo fazem parte da Rede Mundial da UNESCO, e somente 14 no Brasil, incluindo Penedo. A Prefeitura de Penedo também participou do Fórum Mundial de Prefeitos da Rede Mundial de Cidades Criativas da UNESCO, sendo representada pelo secretário de Turismo e Economia Criativa, Jair Galvão, em nome do Prefeito Ronaldo Lopes. Penedo teve a oportunidade de apresentar seu trabalho na mesa redonda ‘Ancorando a Cultura nas Políticas Locais’, fazendo com que o município fosse reconhecido internacionalmente por seu empenho em fomentar a cultura e a economia criativa ao estabelecer parcerias com outras cidades ao redor do mundo.

O evento foi marcado pela presença de autoridades de renome, como María Francisca Carazo, Prefeita de Granada (Espanha); Trent Sullivan, Prefeito de Geelong (Austrália); e Esam Almullad, Prefeito de Al-Ahsa (Arábia Saudita), resultando em um momento promissor para integração e engajamento de Penedo em iniciativas globais de criatividade.

Essa participação reforça a posição de Penedo como capital criativa do Estado de Alagoas, posicionando-se no cenário internacional como uma cidade que valoriza e promove a cultura e a criatividade em prol do desenvolvimento local e global.

Com informações e fotos da Prefeitura de Penedo

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade