logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Obras de saneamento em Penedo avançam e prometem solucionar a poluição do Rio São Francisco, tornando a cidade pioneira em revitalização.

COMPARTILHE

As obras para o tratamento do esgoto no Centro Histórico de Penedo estão em andamento e se aproximam de seu término. O projeto, que é uma parceria entre a Prefeitura de Penedo e o Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF), está atualmente concentrado na Rua Campos Teixeira.

Na tarde desta quinta-feira, o prefeito Ronaldo Lopes e o secretário municipal de Turismo e Economia Criativa, Jair Galvão, visitaram o local para acompanhar o progresso das obras. Segundo Lopes, a empresa responsável já está trabalhando e em breve todo o bairro do Camartelo estará saneado, assim como o Centro Histórico de Penedo. Com isso, será possível interromper o lançamento de dejetos no Rio São Francisco.

Essa iniciativa torna Penedo pioneira no saneamento do rio, que é responsável pelo abastecimento de cerca de 40% dos municípios de Alagoas. Lopes também ressalta que um investimento anterior foi fundamental para viabilizar o tratamento do esgoto, que ainda era lançado in natura.

O prefeito explica que durante sua gestão nas obras do PAC Cidades Históricas, foi realizado o esgotamento sanitário de toda a área comercial da parte baixa de Penedo. No entanto, era necessário interligar essa rede à estação elevatória localizada próxima à ladeira do Oiteiro. Ele agradece a parceria do CBHSF, que teve Anivaldo Miranda como ambientalista durante sua gestão e atualmente é administrado por Maciel Oliveira.

A conclusão desse projeto é de extrema importância para a revitalização do Rio São Francisco, conhecido como o “Velho Chico”. Penedo se destaca por liderar esse processo fundamental e essencial para a preservação e proteção desse importante recurso hídrico.

Com o avanço das obras e a implementação do tratamento do esgoto, Penedo dá um passo significativo para a melhoria da qualidade de vida de seus moradores e para a preservação do meio ambiente. Além disso, a cidade se torna exemplo para outros municípios que enfrentam problemas semelhantes de poluição dos rios devido ao lançamento de esgoto não tratado.

O projeto de saneamento do Centro Histórico de Penedo é um exemplo de parceria entre o poder público e organizações responsáveis pela gestão dos recursos hídricos. Espera-se que outras cidades sigam esse exemplo e invistam em projetos de saneamento básico para garantir um futuro mais sustentável e saudável para todos.

Com Informações: Prefeitura de Penedo

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade