logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Municípios Têm a Oportunidade de Participar da Prova Nacional para Professores: Entenda Como Adesão Funciona!

COMPARTILHE

Gestores municipais e a Prova Nacional DocenteOs gestores municipais têm a oportunidade de se inscrever na Prova Nacional Docente (PND), promovida pelo Ministério da Educação. Este exame busca melhorar a qualidade da docência na educação básica pública, apoiando a seleção de profissionais para o magistério.

As redes municipais e estaduais têm até 17 de abril para aderir à PND de forma voluntária, por meio do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec). Após a adesão, devem publicar seus processos seletivos até 25 de junho, mencionando a utilização da nota da PND e cadastrando o edital no sistema. A aplicação da prova poderá ocorrer como etapa única ou complementar, conforme a decisão do ente federado, que deve detalhar isso no edital.

Após a adesão, o Inep divulgará a lista das redes participantes e abrirá inscrições para os docentes interessados entre 30 de junho e 11 de julho de 2025. A prova será realizada em novembro deste ano e incluirá avaliação de títulos.

Entenda
A PND foi instituída pelo Decreto 12.358/2025, que lança o Programa Mais Professores. O objetivo é fortalecer a formação docente, atrair educadores para o ensino público e valorizar os profissionais, oferecendo recursos e oportunidades de desenvolvimento contínuo.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) destaca que a adesão à PND pode qualificar os processos de admissão no magistério da educação básica, tanto em concursos públicos quanto em seleções simplificadas para contratos temporários, uma vez que provas de qualidade para um pequeno número de candidatos podem ter um alto custo.

Fonte: Agência CNM de Notícias

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade