Municípios Receberão Recursos para Combater a Síndrome Respiratória Aguda Grave em Crianças
Os municípios terão acesso a recursos adicionais para enfrentar casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em crianças, conforme estabelecido pela Portaria GM/MS 6.914/2025 do Ministério da Saúde, publicada em 6 de maio. Essa medida, de caráter temporário, destina-se ao custeio do atendimento das crianças com SRAG na Atenção de Média e Alta Complexidade do Sistema Único de Saúde (SUS).
Para solicitar esses recursos, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) orienta que os municípios decrete situação de emergência em saúde pública devido à SRAG e que um plano de enfrentamento seja aprovado na Comissão Intergestores Bipartite (CIB).
Importância da Vacinação
A CNM também destaca a relevância da vacinação contra a gripe para prevenir complicações respiratórias. A entidade está em constante diálogo com o governo federal para garantir que as vacinas cheguem aos municípios, que desempenham papel fundamental nesse processo. O Ministério da Saúde é responsável pela aquisição e distribuição das vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, enquanto os estados devem fornecer seringas e agulhas para a imunização.
Recentemente, uma pesquisa da CNM revelou um desabastecimento de vacinas essenciais, com 65,8% dos municípios enfrentando falta de imunizantes. Entre os municípios analisados, 52,4% relataram ausência da vacina contra a varicela (catapora) e 25,4% indicaram falta da vacina contra a COVID-19 para adultos, com uma média de 45 dias sem disponibilidade.
Fonte: Agência CNM de Notícias