Ministério da Saúde Anuncia Seleção para o Mestrado em Saúde da Família
O Ministério da Saúde abriu, no dia 2 de dezembro, o processo seletivo para a sexta turma do Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAÚDE), durante o Abrascão em Brasília. Serão disponibilizadas 600 vagas, sendo 400 para médicos do Programa Mais Médicos e 200 para profissionais de diversas áreas, abrangendo 45 Instituições de Ensino Superior (IES) em todas as regiões do Brasil. O curso é realizado em parceria com a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco). As inscrições ocorrem de 5 de janeiro a 6 de março de 2026, e os candidatos devem atender aos requisitos do edital.
Na mesa redonda sobre “Tecnologia e Inovação na Gestão de Emergências em Saúde Pública”, a Secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde destacou a necessidade de uma política de Estado para enfrentar emergências em saúde. Mariângela enfatizou que o aumento das crises globais exige uma abordagem coletiva e fundamentada em evidências.
A Secretaria de Saúde Indígena (Sesai) coordenou a mesa-redonda “Monitoramento e Avaliação em Saúde Indígena”, liderada por Daniel Canavese. O encontro abordou as estratégias da Sesai e experiências exitosas do DSEI Alagoas e Sergipe, destacando o fortalecimento da gestão territorial.
A Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (SAES) participou da mesa sobre a Rede de Prevenção e Controle do Câncer, com o diretor José Barreto Carvalheira coordenando debates sobre vigilância e integração da rede de saúde.
Rodrigo Oliveira, diretor do Departamento de Expansão das Estratégias de Qualificação da Atenção Especializada, também contribuiu para o debate sobre a “Integração Estratégica entre APS e Atenção Especializada”, destacando caminhos para melhorar o cuidado no SUS.
Ministério da Saúde













