Inscrição para o Programa “Vivências no SUS”
O programa “Vivências no SUS” selecionará 300 projetos voltados para experiências formativas de estudantes, docentes, profissionais da saúde e representantes da sociedade civil. O objetivo é integrar ensino, serviços e comunidade no sistema público de saúde. Esta chamada pública, resultado de uma parceria entre o Ministério da Saúde, a Associação da Rede Unida e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), alcançará mais de 42 mil pessoas em todo o Brasil. O lançamento ocorreu em 15/10, Dia do Professor, na Universidade de Brasília (UnB) – Campus Ceilândia.
A iniciativa visa aprimorar a formação de profissionais da saúde, atendendo às demandas do SUS com práticas colaborativas, trabalho em equipe e equidade nos serviços. O programa busca consolidar modelos assistenciais inovadores e fortalecer o SUS, criando uma atuação mais humanizada e crítica, comprometida com a melhoria contínua da saúde pública.
Felipe Proenço, secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, reforçou o comprometimento do governo federal com o SUS, destacando a importância de despertar a consciência crítica e o engajamento dos participantes na defesa de um sistema de saúde público, universal e equânime.
O programa aceitará a participação de estudantes, residentes, docentes, profissionais da saúde e representantes de movimentos sociais, promovendo uma formação diversificada e alinhada ao compromisso do Ministério da Saúde por uma sociedade mais justa.
Como Funcionam as Vivências?
As vivências ocorrerão em formato de imersão, com os participantes engajados em atividades teóricas, práticas e reflexivas em locais previamente definidos, que podem incluir estabelecimentos de saúde na Atenção Primária, Atenção Especializada, Atenção Hospitalar, Gestão, Vigilância, Conselhos de Saúde e comunidades específicas.
Para mais informações, consulte o edital completo.
Victor Almeida
Ministério da Saúde