Lançamento do Programa Rouanet Nordeste e Capacitação de Agentes Culturais
O programa Rouanet Nordeste, que beneficiará os nove estados nordestinos, além do norte de Minas Gerais e Espírito Santo, será lançado pelo Ministério da Cultura (MinC) em parceria com instituições como Banco do Brasil e Petrobras, no dia 7 de agosto, no Crato (CE). Com um investimento de R$ 40 milhões, a iniciativa visa democratizar o acesso ao investimento cultural e fortalecer a diversidade da região.
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, destaca que o programa é um passo importante para a valorização da cultura e do povo brasileiro, incentivando a parceria entre as empresas públicas e privadas.
Oficinas de Capacitação
No mesmo dia do lançamento, o MinC e o Serviço Social da Indústria (Sesi) iniciarão oficinas de capacitação para agentes culturais. O objetivo é ensinar habilidades técnicas necessárias para a elaboração e execução de projetos culturais. Serão realizadas formações presenciais em sete estados, além de conferências virtuais.
“O Rouanet Nordeste expande o acesso aos recursos da Lei Rouanet, fortalecendo a cultura brasileira como ferramenta de desenvolvimento social e econômico”, afirma o secretário de Fomento e Incentivo à Cultura, Henilton Menezes.
Calendário das Oficinas
Serão oferecidas 10 oficinas presenciais e virtuais. Confira as datas:
- 7/8: Crato (CE)
- 9/8: Fortaleza (CE)
- 11/8: Salvador (BA)
- 18/8: São Luís (MA) – Transmissão virtual
- 20/8: Recife (PE) – Transmissão virtual
- 22/8: Teresina (PI) – Transmissão virtual
- 27/8: Natal (RN) – Transmissão virtual
- 29/8: Aracaju (SE)
- 1/9: Oficina virtual de tira-dúvidas
- 2/9: Oficina virtual de tira-dúvidas
Para se inscrever nas formações presenciais, clique aqui. As oficinas virtuais estarão disponíveis no canal oficial do Ministério da Cultura no YouTube.