Na terça-feira, 21 de novembro, moradores das localidades do Sertão alagoano se mobilizaram em Santana do Ipanema e Delmiro Gouveia para participar da Maratona de Cirurgias, um projeto da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) que visa eliminar a fila de espera para diversos procedimentos cirúrgicos, uma consequência significativa da pandemia da Covid-19. Até novembro deste ano, a expectativa é que 2.491 alagoanos sejam atendidos por essa iniciativa.
Os pacientes foram encaminhados pelas Secretarias Municipais de Saúde dos municípios da região e participaram de triagens que ocorreram até esta quarta-feira. O Hospital Clodolfo Rodrigues, em Santana do Ipanema, e o Hospital Regional do Alto Sertão (HRAS), em Delmiro Gouveia, foram os locais escolhidos para a realização das consultas e exames pré-operatórios. Essa Maratona de Cirurgias se inspira no programa Opera Alagoas, que, embora tenha sido interrompido em 2020 devido ao surgimento da pandemia, agora renasce para atender a uma demanda reprimida.
Os moradores estiveram submetidos a consultas em várias especialidades, incluindo clínica geral, pediatria, ginecologia, obstetrícia, oftalmologia e ortopedia. Para acelerar o processo de diagnóstico, também foram oferecidos exames laboratoriais e de imagem, como ultrassonografias, tomografias e eletrocardiogramas. Os atendimentos visam agilizar o diagnóstico e, consequentemente, o agendamento das cirurgias.
Uma das moradoras atendidas, a centenária dona de casa, expressou sua gratidão ao relatar a esperança que a Maratona trouxe: “Estou aliviada por finalmente realizar os exames que estava pagando com dificuldades, mas agora as coisas estão se resolvendo”.
Erivalda Melo, de 53 anos, residente em Dois Riachos, é um exemplo de quem aguardava há mais de dois anos por uma cirurgia no útero e agora se sente aliviada por poder ser atendida. “Estava em ansiedade desde a pandemia, mas agora as coisas estão caminhando”, destacou ela. Outro morador, Cícero Silva, de 53 anos, também se mostrou otimista em relação ao seu procedimento cirúrgico de hérnia, ressaltando a importância da Maratona para muitos que, como ele, esperavam há anos por atendimento.
O secretário de saúde, Gustavo Pontes de Miranda, acompanhou o início do mutirão e enfatizou que essa ação é apenas o começo de um extenso trabalho planejado para melhorar a saúde pública no estado. “Este é só o início. Manteremos o programa até que todos os que necessitam de cirurgia sejam atendidos”, afirmou.
A prefeita Christiane Bulhões, presente no evento, também fez questão de reconhecer o esforço do governador Paulo Dantas e do secretário Gustavo Miranda, parabenizando-os pela iniciativa e agradecendo aos profissionais da saúde que estão à frente dessa importante tarefa para o povo sertanejo. Com isso, a Maratona de Cirurgias se apresenta não apenas como uma solução emergencial, mas como um passo significativo na reconstrução do sistema de saúde da região, após os desafios impostos pela pandemia.
Com informações e fotos da Prefeitura de Santana do Ipanema