Iniciativa do Sebrae Alagoas transforma vidas de produtores e gera oportunidades no interior do estado
Nos últimos dois anos, Alagoas se destacou ao transformar áreas pouco exploradas em núcleos produtivos. O projeto de Plantas e Flores Ornamentais Temperadas do Sebrae Alagoas é um exemplo dessa evolução, focando na capacitação e fortalecimento da produção e comercialização de flores e plantas ornamentais.
Desde sua parceria com prefeituras em 2023, o projeto já vendeu mais de 60 mil mudas, gerando R$ 100 mil em receita. Entre os destaques estão as Sansevierias (Espada de São Jorge), bulbos de gladíolos e dálias de corte.
Impacto na Zona da Mata Alagoana
A produtora Ana Bomfim, de Viçosa, relatou sua experiência: “Antes, a Espada de São Jorge era cultivada sem fins comerciais. Com o apoio da equipe técnica e boas práticas, organizei minha produção e ampliei os canais de venda”, conta. Ela ressalta como as capacitações e uma missão técnica a Holambra, centro nacional de flores, foram decisivas para seu crescimento.
“Em 2025, estabeleci parcerias diretas com empresas como a Naturayo, única produtora de plantas em vaso do Nordeste”, celebra.
O consultor Jab Pasollini, especialista em Design e Arte Floral, também acompanha Edivane Souza, de Mar Vermelho, que encontrou nas flores um novo propósito após a aposentadoria: “Cada planta é uma lição de vida”, reflete. Ela destaca a rápida colheita de gladíolos e dálias, que agora são comercializadas em diversas localidades, embelezando eventos.
“Esse projeto transformou nossas vidas e a realidade da nossa comunidade, tudo graças ao Sebrae”, enfatiza.
Com capacitação e tecnologia, o projeto de Plantas e Flores Ornamentais impulsiona produtores no estado.Expectativas para 2026
Em 2026, o projeto pretende expandir suas atividades, incluindo novas espécies como crisântemos. A analista do Sebrae Alagoas, Jacqueliny Martins, afirma que o mercado é promissor: “Queremos que mais produtores vejam nesse segmento uma alternativa real de renda, com o suporte do Sebrae”.
“O cultivo de flores estimula a economia e melhora a qualidade de vida, fortalecendo a agricultura familiar e promovendo o crescimento econômico de Alagoas”, finaliza Keylle Lima, diretor técnico do Sebrae Alagoas.













