A cerimônia de abertura da XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, a maior mobilização municipalista do mundo, contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na manhã de 20 de maio. Em seu discurso, Lula anunciou novas etapas de programas nas áreas de Saúde e Habitação, com foco na redução do déficit habitacional, estimado em 7 milhões de moradias.
O presidente mencionou novos recursos para o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Seleções, que visa atender a demanda de prefeitos em todo o Brasil. Lula também destacou a criação de uma política de crédito para reformas habitacionais, além do Programa Minha Casa, Minha Vida. “Estamos aqui para atender a necessidade das pessoas”, afirmou, sem detalhar como seria a execução do plano.
Na área da Saúde, Lula anunciou a ampliação o Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE), que facilitará o acesso a consultas e exames especializados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O programa tem como foco a população que necessita de acompanhamento médico mais detalhado, e o presidente ressaltou que o apoio dos prefeitos será crucial para seu sucesso.
Durante a marcha, o presidente pediu que os ministros informassem ações adicionais relacionadas às demandas municipais. “Cada ministro vai compartilhar o que está fazendo para atender as prefeituras”, disse Lula.
Além disso, a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, e o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, assinaram uma portaria que autoriza a venda sem licitação do terreno onde se localiza a sede da CNM. Ziulkoski frisou a importância desse gesto para a autonomia dos prefeitos e convidou Lula a visitar a nova sede.
Acompanhe a cobertura completa do evento no canal da TV Portal CNM no YouTube.
Por: Allan Oliveira
Foto: Robson Cesco / Ag. CNM
Da Agência CNM de Notícias