Workshop da Juceal Encaminha Legalização Empresarial para Prefeitos e Secretários em Alagoas
Nesta segunda-feira, 20 de novembro, a Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal), em parceria com a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e o Sebrae/AL, realizará um workshop focado na legalização empresarial, destinado a prefeitos e secretários dos municípios alagoanos.
O presidente da Juceal, Joãozinho, apresentará um novo contrato que tem como objetivo desburocratizar o ambiente empresarial em Alagoas. Durante o evento, também será divulgado um ranking que avalia o progresso dos municípios na implementação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim).
O workshop acontecerá das 14h às 17h e dá continuidade à iniciativa “Modernização e Simplificação do Licenciamento e Registro de Empresas em Alagoas”, com foco no treinamento de servidores municipais. Serão discutidos temas como análises de consultas prévias de localização e licenciamento empresarial, envolvendo áreas como Vigilância Sanitária e as secretarias de Meio Ambiente, Finanças e Indústria e Comércio.
Os municípios da região metropolitana de Alagoas participantes incluem Anadia, Atalaia, Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Boca da Mata, Cajueiro, Campo Alegre, Capela, Coqueiro Seco, Flexeiras, Maribondo, Messias, Murici, Paripueira, Pilar, Roteiro, Santa Luzia do Norte, São Luiz do Quitunde, São Miguel dos Campos, Satuba e Viçosa.
Redesim Fase 2
A nova etapa da Redesim, implementada em 19 de setembro, visa aprimorar o registro e licenciamento empresarial em Alagoas. Ela inclui a automatização das consultas prévias em 102 municípios, além da criação de sistemas para entidades governamentais e melhorias nos serviços existentes. Essa evolução permitirá a automação de documentos, como inscrições municipais, e a introdução de novos alvarás.