logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Inflação no setor de bares e restaurantes fica abaixo do índice geral em dezembro, apontam dados do IBGE.

COMPARTILHE

De acordo com os números divulgados pelo IBGE nesta quinta-feira (11), o setor de bares e restaurantes registrou uma inflação de 0,53% em dezembro, ficando abaixo do índice geral de inflação, que fechou em 0,56%. No entanto, a inflação dos alimentos e bebidas nos estabelecimentos subiu mais que o dobro do registrado, atingindo 1,11%.

Esses dados mostram que os estabelecimentos do setor de alimentação fora do lar voltaram a enfrentar dificuldades para repor o preço dos cardápios. Em outubro e novembro, o setor havia conseguido fazer ajustes acima do índice geral de inflação. Segundo uma pesquisa realizada pela Abrasel, cerca de 53% dos empreendedores entrevistados não conseguiram reajustar os preços conforme a inflação no último mês. Dos entrevistados, 22% reajustaram os preços abaixo da inflação e 31% não alteraram seus preços.

Além disso, a pesquisa revelou que 57% das empresas do setor operaram sem lucro em novembro, sendo que 23% registraram prejuízo e 34% ficaram em equilíbrio. Apesar da queda da inflação no setor de alimentação fora do lar, consumir em bares e restaurantes ainda é mais atrativo em termos relativos. A alimentação em casa registrou uma inflação de 1,34%, muito acima dos números registrados nos estabelecimentos.

O presidente da Abrasel, Paulo Solmucci, ressalta que os números de dezembro mostram que os empresários resistiram a repassar aumentos para os cardápios, mesmo em uma época em que o movimento costuma ser bom, com confraternizações e festas. Solmucci também expressa preocupação com o fato de que isso ocorre em um momento de alta dos principais insumos do setor, os alimentos e bebidas. No entanto, ele destaca que houve uma pequena recuperação das perdas anteriores quando analisamos o ano como um todo.

No acumulado do ano, o setor de bares e restaurantes registrou um aumento de 5,31%, ultrapassando o índice geral de inflação, que foi de 4,62%. Esses números refletem uma recomposição dos preços por parte dos estabelecimentos, que estão buscando recuperar as perdas enfrentadas devido à pandemia.

Com informações da Abrasel AL

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade