Novembro trouxe consigo desafios adicionais para o setor de serviços, refletidos no Índice de Confiança de Serviços (ICS) do FGV IBRE, que registrou uma queda de 0,9 ponto, atingindo 94,4 pontos.
Esta é a quarta queda mensal consecutiva, acumulando perdas de 3,6 pontos no período. Analisando a métrica de médias móveis trimestrais, nota-se um recuo de 1,0 ponto em relação a outubro.
Entre os segmentos avaliados, os serviços às famílias apresentaram uma queda mais moderada, de 0,3 pontos. Este segmento abrange bares e restaurantes, que têm sido impactados diretamente pelas oscilações econômicas e ainda pela dinâmica das restrições impostas pela pandemia.
Ao explorar os fatores que contribuíram para a composição do índice, destaca-se um aumento de 0,9 pontos na expectativa geral, sinalizando uma confiança na melhoria das condições nos próximos três meses. Esse otimismo é um contraponto à percepção de demanda atual, que sofreu uma queda significativa de 3,8 pontos.
“A pesquisa mais recente da Abrasel junto aos bares e restaurantes trouxe percepção parecida. Apesar de quase dois terços do setor não ter trabalhado com lucro, mostrando que a demanda teve um arrefecimento no começo deste segundo semestre, há uma confiança grande em tempos melhores, principalmente com a chegada do verão”, diz Paulo Solmucci, presidente da Abrasel.
“Tanto que 35% disseram que pretendem contratar para dar conta da demanda que deve crescer neste fim de ano, em função de confraternizações, festas e férias”, completa Solmucci.
A pesquisa da FGV também revelou outros dados relevantes. O índice que mede a situação atual dos negócios apresentou uma queda de 1,6 ponto, atingindo 90,3 pontos. Já o índice que mede o otimismo em relação aos próximos meses teve um aumento de 3,4 pontos, alcançando 98,6 pontos.
Esses números demonstram que, apesar das dificuldades enfrentadas pelo setor de serviços, há uma expectativa de recuperação no curto prazo. A chegada do fim de ano, com as festividades e confraternizações, pode impulsionar a demanda e trazer melhores resultados para bares e restaurantes.
No entanto, é importante ressaltar que a retomada completa do setor ainda depende da superação dos desafios impostos pela pandemia, como a vacinação em massa e a flexibilização das restrições. Enquanto isso, os empresários do ramo continuam buscando alternativas para se adaptar às novas realidades e garantir a sobrevivência de seus negócios.
Com informações da Abrasel AL