A Prefeitura de Santana do Ipanema, por intermédio da sua Secretaria Municipal de Saúde, deu início à aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19 nos residentes do abrigo São Vicente de Paula, localizado na própria cidade. Nesta quinta-feira (30), uma equipe de profissionais da saúde visitou a instituição e imunizou os oito idosos que ali residem, com idades que variam entre 66 e 89 anos, com a terceira dose da vacina Coronavac. Essa ação faz parte do esforço contínuo da Secretaria para garantir a proteção dos grupos mais vulneráveis, especialmente os idosos que habitam instituições de longa permanência.
A administração da dose de reforço foi especificamente direcionada aos idosos com 70 anos ou mais, conforme as orientações vigentes do setor de saúde. Para ter direito a receber essa dose adicional, é exigido que o idoso tenha completado um intervalo de seis meses desde a aplicação da segunda dose ou desde a dose única. Além desse grupo, adolescentes com condições de imunossupressão a partir dos 12 anos também estão autorizados a se vacinar, desde que apresentem um comprovante que ateste sua condição médica.
A vacinação em Santana do Ipanema está sendo realizada na Quadra Baraúna, em horários convenientes que vão das 8h às 12h e das 14h às 17h. Para receber a dose de reforço, é essencial que os pacientes tragam consigo um documento de identidade, CPF e o comprovante que evidencie a vacinação anterior, ou seja, a primeira e segunda doses, ou a dose única, dependendo do caso.
Além dos idosos, a campanha de imunização abrange também adolescentes de 12 a 17 anos e adultos a partir de 18 anos. Para que os adolescentes possam ser vacinados, é necessário que eles apresentem um documento de identidade ou certidão de nascimento, além de um documento que identifique seus pais ou responsáveis legais. O acompanhamento dos responsáveis durante a vacinação é imprescindível. Já os adultos, ao se dirigirem aos postos de vacinação, devem levar um documento de identidade, CPF, e se forem tomar a segunda dose, também o Cartão SUS ou o comprovante de vacinação. Essa continuidade no processo de vacinação é vital para que a comunidade esteja cada vez mais protegida contra a Covid-19.
Com informações e fotos da Prefeitura de Santana do Ipanema