Ana Cristina Ferreira, a reconhecida mestra artesã e fundadora do Grupo Produtivo Fulô.A, está atualmente em Recife, Pernambuco, representando a cidade de Penedo na 25ª edição da renomada Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte). Este importante evento, considerado o maior na área de artesanato da América Latina, ocorre até o dia 20 de julho no Centro de Convenções de Pernambuco.
Com o apoio da Prefeitura de Penedo, através da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude (SEMCLEJ), Ana leva consigo a rica tradição artesanal do povoado Murici, onde uma comunidade de cerca de vinte mulheres se dedica à produção de bordados. O trabalho coletivo dessas artesãs é exibido no estande do Alagoas Feita à Mão, um programa que visa incrementar a visibilidade das culturas populares alagoanas sob a administração do governo de Paulo Dantas.
Os bordados elaborados pela equipe de Fulô.A são verdadeiras obras de arte, refletindo a identidade cultural de Penedo. A Secretária de Cultura, Teresa Machado, enfatizou a importância dessa representatividade ao afirmar: “A identidade penedense está presente na ‘Feira das Feiras’. Esses bordados, com acabamentos impecáveis, revelam a beleza do nosso município em todo o Brasil. Parabenizo, em nome de Ana Cristina, todas as bordadeiras pela bravura e dedicação nesse grande evento cultural.”
Além das conquistas locais, a iniciativa de Ana Cristina foi reconhecida com o título de Mestra Artesã em março deste ano, o que sublinha ainda mais sua contribuição para o fortalecimento da cultura regional. Recentemente, bordadeiras de Minas Gerais visitaram o povoado Murici para aprender sobre as técnicas do bordado em ponto livre, uma prova do intercâmbio cultural promovido pelo grupo.
No portal Alagoas Feita à Mão, que também promove as peças do coletivo, ficou evidente como a arte pode ser uma ferramenta de geração de renda e valorização da identidade local. Os bordados, que retratam a fauna e flora regional, bem como cenas do cotidiano ribeirinho, são exibidos em roupas, acessórios de moda e itens decorativos, colocando Penedo em destaque no cenário artisan. Este ano, mais uma vez, a comunidade de Fulô.A não apenas participa, mas brilha na Fenearte, reafirmando a força e a criatividade das mulheres artesãs alagoanas.
Com informações e fotos da Prefeitura de Penedo