logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Governo de Alagoas implementa novo modelo de gestão e governança no Poder Executivo.

COMPARTILHE

O Governo de Alagoas está em processo de implementação de um novo modelo de gestão e governança no Poder Executivo Estadual, em parceria com o Governo Federal. O projeto, liderado pela superintendência de Modernização da Gestão (Sumoge) e pela superintendência de Planejamento e Políticas Públicas (Suplan) da Secretaria de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), tem como principal objetivo simplificar e padronizar a administração pública do estado.

A primeira fase do projeto está em andamento e tem previsão de conclusão em dois anos. Com a consultoria do Ministério de Gestão e Inovação (MGI) em Serviços Públicos do Governo Federal, um comitê está sendo formado com a participação de três secretarias estaduais para a capacitação da equipe gestora na aplicação das novas diretrizes de gestão. Além disso, uma oficina será realizada nos próximos meses para esse fim.

De acordo com Genildo José da Silva, superintendente da Suplan, a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal) foi o primeiro órgão a aderir ao novo modelo de gestão e foi reconhecida pelo Governo Federal como exemplo de excelência. O próximo passo é aplicar o modelo em cerca de cinco secretarias estaduais, inicialmente como um projeto piloto.

A cada seis meses, um novo grupo de secretarias será treinado para implantar as novas diretrizes, visando melhorar a execução de políticas públicas. Com a padronização dos processos, espera-se que a qualidade e a eficiência no serviço público sejam aprimoradas. O objetivo final é mobilizar os demais governos estaduais do Brasil a adotarem esse novo modelo de gestão.

O superintendente da Sumoge, Daniel Mello, ressalta a importância da documentação dos processos, a fim de garantir a continuidade e a excelência na entrega dos trabalhos. Com a implementação do Gestão Gov BR, pretende-se facilitar as atividades diárias dos servidores, evitando a perda de conhecimento quando um colaborador deixa o cargo.

O Governo de Alagoas pretende submeter a documentação ao Governo Federal para avaliação do nível de qualidade em gestão, aguardando uma devolutiva para prosseguir com o projeto. A expectativa é que, ao final do processo, a gestão pública no estado esteja alinhada aos padrões de excelência propostos pelo novo modelo de gestão e governança.

Com informações e fotos da Semarh/AL

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade