O Governo de Alagoas confirmou uma operação de crédito de R$ 867,893 milhões com o Banco Bradesco, após uma disputa acirrada entre outras cinco instituições financeiras públicas e privadas brasileiras. A transação é resultado da Chamada Pública nº 05/2024, lançada pela Secretaria da Fazenda do Estado de Alagoas (Sefaz) no ano anterior.
Essa captação de recursos irá fortalecer o Programa Visão Alagoas III, que se destina a obras de infraestrutura em geral, urbanização, construção de unidades de saúde e aquisição de equipamentos. Entre os projetos contemplados, a obtenção do crédito ajudará na aceleração de obras de saneamento em todo o estado, bem como em melhorias nas instalações de atendimento direto à população, como hospitais públicos.
A secretária da Fazenda, Renata dos Santos, enfatizou que essa operação financeira é mais um marco importante para Alagoas, evidenciando a solidez da gestão financeira e o compromisso do governo em aplicar os recursos de forma a garantir retornos socioeconômicos para o estado. Esse investimento está alinhado com a capacidade de pagamento do governo e com a confiança do mercado e do Tesouro Nacional.
A concorrência para a assinatura do contrato de financiamento envolveu instituições financeiras relevantes, como o Banco do Brasil, o BNDES, o Itaú Unibanco em consórcio com o Santander, o BNB e a Caixa Econômica Federal. O Bradesco se destacou ao apresentar a proposta com o menor Custo Efetivo Total, conforme as condições estabelecidas no edital da Chamada Pública.
A garantia da União nessa transação proporciona segurança para as instituições financeiras envolvidas e ratifica a capacidade do Estado de Alagoas em cumprir com seus compromissos. Com uma nota Capag B, que expressa a capacidade de pagamento do estado, Alagoas está em uma posição favorável para obter empréstimos com juros mais baixos e para garantir os investimentos necessários para o seu desenvolvimento socioeconômico.
Essa operação de crédito também está alinhada com os investimentos feitos pelo governo em áreas prioritárias como saúde, educação e infraestrutura. O sucesso dessa transação financeira está diretamente ligado aos resultados concretos desses investimentos, que têm impacto significativo no crescimento econômico e social de Alagoas. A saúde, em particular, é uma das áreas beneficiadas pelo Programa Visão Alagoas III, o que reflete o compromisso do governo em promover o bem-estar e o desenvolvimento da população.
Com informações e fotos da Semarh/AL