Sistema de Abastecimento em Estrela de Alagoas: Investimento Superior a R$ 4,3 Milhões

Novo sistema beneficiará mais de 2 mil residentes dos povoados Renascença e Serra do Bernardino.
Pei Fon / Agência Alagoas
Severino Carvalho / Agência Alagoas
O governador Paulo Dantas e Luiz Neto, diretor-presidente da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), assinaram nesta segunda-feira (21) a ordem de serviço para a construção de um novo sistema de abastecimento de água em Estrela de Alagoas. A obra, com investimento de mais de R$ 4,3 milhões do Tesouro Estadual, beneficiará mais de 2 mil moradores dos povoados Serra do Bernardino e Renascença.
O projeto inclui a instalação de 7 km de adutora e 9 km de rede de distribuição, além de uma Estação Elevatória de Água Tratada (EEAT) com quatro reservatórios de 25 mil litros cada, totalizando 100 mil litros, uma casa de bombas e um reservatório elevado com capacidade para mais 25 mil litros.
“Estamos cumprindo nossos compromissos. Como sertanejo, conheço bem a realidade da escassez de água. O programa Mais Água Alagoas reflete nossa luta por acesso à água e saneamento básico em todos os municípios de Alagoas”, afirmou Paulo Dantas.
Atualmente, cerca de 410 imóveis nos povoados dependem do abastecimento por caminhões-pipa. Após a conclusão das obras, prevista para em até 10 meses, a Casal será responsável pelas ligações domiciliares, instalação de hidrômetros e cadastramento dos moradores.
Luiz Neto lembrou que, no ano passado, Paulo Dantas inaugurou outro sistema de abastecimento que beneficiou o povoado Ipueiras, em Estrela. “A comunidade acolheu de braços abertos aquele projeto, e esperamos o mesmo acolhimento para Renascença e Serra do Bernardino, que possuem uma população ainda maior”, garantiu.
A assinatura da ordem de serviço ocorreu no Gabinete do Governador, no Palácio República dos Palmares, com a presença de autoridades locais, incluindo o prefeito Roberto Wanderley e deputados estaduais e federais.