Focco e AMA Reforçam Parcerias para Elevar a Educação em Alagoas
Em uma reunião com o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Marcelo Beltrão, integrantes do Fórum de Combate à Corrupção de Alagoas (Focco/AL) discutiram estratégias para melhorar a educação nas cidades alagoanas. O evento reuniu também representantes de órgãos de controle e instituições de ensino, com o objetivo de alinhar ações que elevem os indicadores educacionais do estado.
Marcelo Beltrão destacou a importância do Pacto pela Educação, uma iniciativa que integra esforços entre setores público e privado para transformar a realidade educacional de Alagoas. "Em 2023, alcançamos a 9ª posição no ranking nacional e com esse pacto, queremos avançar ainda mais com o apoio do Ministério Público Federal", afirmou.
O Focco/AL apresentou um painel de Business Intelligence (BI) que fornecerá dados essenciais para uma gestão eficaz e transparente das políticas públicas educacionais. Durante a reunião, Beltrão também informou sobre o interesse do Governo do Estado em firmar convênios com municípios que se destacam em resultados educacionais, visando replicar boas práticas em outras localidades.
Diego Padilha, representante do Tribunal de Contas da União (TCU) em Alagoas, enfatizou a importância de unir esforços para otimizar a gestão educacional. Ele também mencionou a preocupação com as obras de educação paralisadas, propondo discutir soluções com os prefeitos envolvidos.
A reunião contou ainda com a participação de Énio Pimenta, do Ministério Público de Contas (MPC); Nadja Peixoto, da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL); e Thyago Sampaio, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).
Para Beltrão, a colaboração entre municípios, órgãos de controle e instituições de ensino é fundamental para garantir uma educação de qualidade e políticas públicas eficazes. "A AMA atua como um elo entre os municípios e essas instituições, fortalecendo iniciativas que impactam diretamente o desenvolvimento local", concluiu.