A terceira edição da Festa Literária de Penedo foi um verdadeiro sucesso, proporcionando quatro dias repletos de atividades culturais diversificadas e gratuitas para todas as idades. O evento, idealizado pelo governo Ronaldo Lopes, conseguiu se consolidar no calendário anual de eventos do município, atraindo um grande público e contando com o apoio do governo estadual e de instituições de ensino superior.
Durante a FliPenedo, os participantes puderam desfrutar de oficinas de escrita criativa, debates acadêmicos, contação de histórias para crianças, mostra de cinema, saraus, feira de livros, apresentações teatrais e shows musicais. Além disso, o encerramento do evento foi marcado pela entrega da Comenda Barão de Penedo para o jornalista e escritor Maurício Melo Júnior, curador do festival, e para a psiquiatra Maria da Graça Ivo, filha do poeta Lêdo Ivo, um dos homenageados da edição.
O ponto alto da festa foi a apresentação do espetáculo “Caixa de Phosphorus”, da Cia Flor de Mandacaru, que abordou de forma atual e humorada os desafios dos relacionamentos contemporâneos. E para fechar com chave de ouro, o músico Toquinho subiu ao palco do Theatro Sete de Setembro, levando o público ao delírio com seus sucessos da MPB.
A FliPenedo 2024 contou com o apoio de diversas instituições, como a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Faculdade Raimundo Marinho (FRM), Amaru Sustentabilidade, Academia Penedense de Letras, Artes, Cultura e Ciência (APLACC) e Laboratório Escola de Arte e Cinema. Com uma programação rica e variada, o evento reafirmou sua importância para a promoção da cultura e da literatura na região.
Por Fernando Vinícius
Com Informações: Prefeitura de Penedo