Após enfrentar uma queda consecutiva nos últimos três meses, o Índice de Confiança do Consumidor apresentou um aumento significativo em março, segundo dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Esse resultado positivo trouxe perspectivas animadoras para o setor de bares e restaurantes, que estão otimistas com a possibilidade de um aumento no movimento nos próximos meses.
Com um aumento de 0,7 ponto em março, o ICC atingiu 84,3 pontos, indicando uma melhora na percepção dos consumidores e, consequentemente, sugerindo um aumento no fluxo de clientes nos estabelecimentos de alimentação fora do lar. Além disso, diversos fatores podem contribuir para impulsionar esse movimento, como a nova modalidade de consignado baseada no FGTS, que tem potencial para injetar recursos na economia.
Outros aspectos relevantes que contribuem para essa perspectiva positiva são o arrefecimento da inflação e o feriado prolongado de quatro dias em abril, que inclui a Semana Santa e o Dia de Tiradentes. Esses eventos são vistos como estímulos adicionais para o consumo e podem beneficiar o setor de bares e restaurantes.
O primeiro semestre é estratégico para os estabelecimentos desse segmento, uma vez que datas comemorativas como o Dia das Mães e o Dia dos Namorados costumam impulsionar as vendas. Com o aumento da confiança do consumidor nesse período, há uma expectativa positiva de que os brasileiros estejam mais propensos a gastar, o que é benéfico para a economia como um todo.
O presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci, enfatiza a importância desses fatores para o setor e destaca que a melhora na confiança do consumidor e a ampliação do crédito representam oportunidades para os empreendedores expandirem seus negócios. Com isso, a expectativa é de um aumento nas vendas e um cenário positivo para os bares e restaurantes nos próximos meses.
Com informações e fotos da Abrasel/BR