Recentemente, uma informação falsa começou a circular nas redes sociais, afirmando que a cidade de Santana do Ipanema iniciou a vacinação contra a Covid-19 para adolescentes de 17 anos. Essa notícia, amplamente compartilhada, é completamente errônea. Um card que contém essas informações, apresentando a logomarca da prefeitura, foi criado, mas distorce os dados oficiais divulgados pelas autoridades locais.
A Prefeitura de Santana do Ipanema, através da Secretaria Municipal de Saúde, esclarece que a vacinação atualmente está autorizada somente para pessoas com idade a partir de 18 anos. A campanha de imunização continua a todo vapor, e as autoridades de saúde estão atentas, aguardando o recebimento de novas doses provenientes do Governo do Estado. Assim que novas remessas chegarem, será possível ampliar a faixa etária dos vacinados.
É fundamental que a população esteja ciente dos grupos que estão elegíveis para a vacinação neste momento. A lista inclui várias categorias de pessoas que precisam apresentar documentos específicos para garantir seu direito à vacina. A imunização está disponível para:
1. Indivíduos a partir de 18 anos, que devem levar documentos como RG, CPF e o Cartão do SUS.
2. Bancários e trabalhadores dos Correios, que também precisam apresentar sua identificação pessoal, CPF, Cartão do SUS e uma declaração do gerente da instituição.
3. Gestantes e puérperas com comorbidades, desde que tenham 18 anos ou mais.
4. Profissionais da construção civil, que devem levar seus documentos pessoais e um comprovante de vínculo com as empresas do setor.
5. Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros com residência em Santana do Ipanema, que precisarão apresentar CPF, RG, comprovante de residência e documentação da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal).
6. Caminhoneiros residentes no município, que precisam apresentar CPF, RG, carteira de habilitação (CNH) e um documento que comprove a prestação de serviços de transporte de cargas.
7. Trabalhadores da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, que também devem levar sua identificação e uma declaração do gestor responsável.
8. Pessoas de 18 a 59 anos com comorbidades e pessoas com deficiência permanente, que precisam apresentar RG, CPF, cartão do SUS e comprovação da doença.
9. Profissionais da educação básica e superior com vínculo ativo em Santana do Ipanema, que devem apresentar os documentos pessoais e uma declaração do gestor responsável ou outro documento comprobatório de seu vínculo.
Portanto, a população deve se atentar a essas orientações e se certificar de que as informações que recebem sobre a vacinação são provenientes de fontes confiáveis, evitando a propagação de notícias falsas. A luta contra a Covid-19 continua e, com isso, a vacinação é uma ferramenta essencial para salvar vidas.
Com informações e fotos da Prefeitura de Santana do Ipanema