logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Exposição Rei dos 8 Baixos homenageia músico penedense na Vila Dão Pédu

COMPARTILHE

A exposição “O Rei dos 8 Baixos” aberta ao público na Vila Dão Pédu presta uma justa homenagem ao músico penedense Gerson Filho, reconhecido como um dos filhos ilustres da cidade ribeirinha de Penedo. A mostra, que teve início no dia 27 de junho, conta com a curadoria da Associação dos Forrozeiros Alagoanos (ASFORRAL) e é fruto de uma parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude (SEMCLEJ).

Gerson Filho, compositor, instrumentista e acordeonista, é celebrado na exposição que estará em cartaz até o dia 31 de julho. O evento de abertura contou com a presença de artistas locais, como Roberto dos 8 Baixos, filho de Gerson e Clemilda, e Toninho e Trio Copacabana, que animaram a noite com muito forró, sob a condução do artista Mumbaça.

A Secretária de Cultura Teresa Machado destacou a importância da exposição como parte dos festejos juninos da cidade e convidou o público para prestigiar também o evento “Arroche o Nó 2024”, que aconteceria na mesma noite, no estacionamento da Prainha. O Prefeito Ronaldo Lopes, comprometido com a valorização dos talentos locais, marcou presença no evento de estreia da exposição.

Gerson Filho, que nasceu em Penedo em 1915, teve uma trajetória marcante na música nordestina, tornando-se pioneiro nas gravações com sanfona de 8 baixos. Sua influência na cena musical se estendeu pelo Rio de Janeiro, onde conquistou seu primeiro disco de ouro em parceria com Clemilda, sua companheira de palco e de vida.

A exposição resgata parte da história e do legado deixado por Gerson Filho, que faleceu em 1991, aos 76 anos. Por meio de registros fonográficos e outros materiais, como instrumentos musicais, é possível mergulhar na vida e na obra desse grande artista da cultura popular nordestina. A ASFORRAL e a SEMCLEJ de Penedo são responsáveis por manter viva a memória desse importante nome da música brasileira.

Em conversa com a imprensa, Roberto dos 8 Baixos agradeceu pelo resgate e preservação do legado de seu pai, revelando que a maior parte de seu repertório é composta por músicas do homenageado. A exposição “O Rei dos 8 Baixos” é uma oportunidade única para conhecer mais sobre a vida e a carreira desse ícone da música regional brasileira.

Com informações e fotos da Prefeitura de Penedo

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade