V Encontro de Coordenadores Municipais dos Núcleos de Atenção ao Fumante em Alagoas
Fortalecendo ações de combate ao tabagismo no estado
Núcleos de Apoio ao Fumante ativos em 23 municípios de Alagoas
Carla Cleto / Ascom Sesau
Por Suely Melo / Ascom Sesau
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promoverá na terça-feira (2) o V Encontro de Coordenadores Municipais dos Núcleos de Atenção ao Fumante, no miniauditório da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), em Maceió. O evento visa alinhar estratégias e fortalecer o combate ao tabagismo em Alagoas.
Participarão representantes do Programa de Controle do Tabagismo, do Programa Saúde na Escola (PSE), do Programa Saúde Bucal, e da Atenção Primária à Saúde. O objetivo é promover a troca de experiências e aprimorar as estratégias de cuidado à população.
Eunice Canuto, coordenadora do Programa Estadual do Combate ao Tabagismo, enfatizou a importância da mobilização. “Este encontro é crucial para potencializar nossas ações. A presença de todos é fundamental para enfrentarmos o tabagismo de forma eficaz”, declarou.
Além disso, Eunice ressaltou que o tabagismo é um dos principais fatores de risco modificáveis para doenças graves, afetando tanto fumantes quanto fumantes passivos. “O consumo de tabaco aumenta o risco de doenças cardíacas e Acidente Vascular Cerebral (AVC)”, alertou.
Acesso ao tratamento
Os fumantes que desejam participar dos Núcleos de Apoio ao Fumante podem buscar auxílio através do Programa Estadual de Controle do Tabagismo, que oferece suporte técnico aos municípios. Atualmente, os núcleos estão presentes em 23 cidades de Alagoas, incluindo Maceió, Arapiraca, e outras regiões.












