O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) lançou o edital MDS/SECF 18/2025, relativo à 1ª edição do Prêmio Brasil Sem Fome, publicado no Diário Oficial da União em 16 de junho. As inscrições estão abertas até 28 de julho e podem ser feitas aqui.
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) destaca a importância da participação dos Entes locais, ressaltando a necessidade de mais investimentos no Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). Os Municípios desempenham um papel fundamental na promoção do direito à alimentação adequada, com iniciativas já em andamento.
O prêmio reconhece os melhores resultados e iniciativas no combate à fome e na estruturação do Sisan em Estados, Municípios e no Distrito Federal, dividindo-se em três categorias:
I – Redução da insegurança alimentar;
II – Funcionamento das instâncias do Sisan;
III – Boas práticas de combate à fome e promoção da segurança alimentar.
Com essa iniciativa, o MDS pretende identificar e divulgar boas práticas na gestão pública municipal, estimular políticas voltadas ao combate à fome e promover a troca de experiências que melhorem a segurança alimentar.
As categorias de participação são:
- **Bom funcionamento das instâncias do Sisan**: 15 Municípios ou Distrito Federal e 5 Estados com as melhores condições de funcionamento.
- **Boas práticas de combate à fome**: 20 Municípios ou Distrito Federal e 5 Estados que se destacarem em políticas voltadas para a segurança alimentar.
As iniciativas premiadas serão incluídas em uma publicação (e-book) da Secretaria Extraordinária de Combate à Pobreza e à Fome. As iniciativas que, embora não premiadas, alcançarem ao menos 50% da pontuação, receberão menção honrosa e também poderão ser publicadas. Novas premiações poderão ser estabelecidas em parcerias com órgãos internacionais e federais.
As premiações terão caráter simbólico de reconhecimento pela excelência nas boas práticas na área de Segurança Alimentar e Nutricional.
Para detalhes sobre critérios de participação, inscrição e seleção, consulte o edital aqui.
Foto: Agência Gov
Da Agência CNM de Notícias