O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), lançou nesta quarta-feira (12/11) o Mapa de Experiências Inspiradoras de Educação Integral em Tempo Integral, em parceria com o grupo Territórios, Educação Integral e Cidadania (Teia) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Esta iniciativa integra o programa Escola em Tempo Integral.
O Mapa de Experiências Inspiradoras é uma plataforma interativa que compila relatos, vídeos e informações sobre a implementação de políticas de educação em tempo integral nas escolas públicas. O objetivo é inspirar gestores e educadores a aprimorar suas práticas, oferecendo filtros de busca por etapas, modalidades, estados e temas como diversidade, currículo e gestão.
Raquel Franzim, coordenadora-geral de Educação Integral em Tempo Integral, destacou a importância da ferramenta para fortalecer as equipes gestoras e melhorar a educação em tempo integral. Foram selecionadas 738 experiências de 25 estados, com destaque para o Nordeste, que contribuiu com 319 redes (43,2%).
O professor Levindo Diniz Carvalho (UFMG) ressaltou que a educação integral vai além do aumento das horas em sala de aula; trata-se de criar vínculos e conectar a escola à comunidade. O evento também contou com apresentações de projetos das redes de educação de Poções (BA), São João do Caiuá (PR) e a rede estadual do Amazonas.
O programa Escola em Tempo Integral visa expandir as matrículas em tempo integral em toda a educação básica, alinhando-se à Meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024, uma política aprovada pelo parlamento brasileiro. Uma nova seleção de experiências será realizada em 2026, permitindo a inclusão de mais relatos no Mapa.











