Com o crescimento das cidades, cresce também a preocupação com os impactos ambientais e a necessidade de um planejamento urbano equilibrado e responsável. Nesse contexto, o Portal Capacidades oferece nove cursos sobre desenvolvimento urbano sustentável, com carga média de 25 horas.
Esses cursos abrangem desde a introdução ao desenvolvimento urbano sustentável e seus instrumentos, até o planejamento de políticas públicas, compartilhamento de experiências regionais e análise de desafios e estratégias para implementação nas cidades.
A formação é dividida em dois cursos introdutórios — um sobre o tema geral e outro sobre os instrumentos de desenvolvimento sustentável — e outros focados em áreas específicas: Governança, Informações, Planejamento, Gestão, Financiamento, Monitoramento e Prática nas Cidades.
Essas iniciativas reforçam o compromisso do Portal Capacidades com a qualificação técnica e o fortalecimento de políticas públicas para preparar as cidades para os desafios urbanos do futuro.
Como Acessar os Cursos
Para acessar os cursos, primeiro é necessário se cadastrar no Portal Capacidades. Após o login, os cursos estão disponíveis na aba “Cursos”. Ao selecionar um curso, você será direcionado ao Portal da EV.G, onde poderá realizar a inscrição e acessar o conteúdo completo.
Sobre os Cursos do Capacidades
Atualmente, o Portal Capacidades oferece 36 cursos gratuitos focados na formação de agentes públicos, todos em um ambiente virtual de aprendizagem acessível e didático.
Os cursos são realizados na modalidade de ensino a distância (EaD), permitindo que os participantes acessem o conteúdo a qualquer momento. Eles abordam temas relevantes como Regularização Fundiária, Saneamento Básico, Desenvolvimento Urbano Sustentável, Cadastro Territorial Multifuncional, Habitação, Mobilidade Urbana e Desenvolvimento Urbano Integrado.
Além disso, o Portal Capacidades mantém parcerias com diversas instituições, como a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), e universidades federais, para garantir uma base educacional sólida nas capacitações voltadas para a política urbana nas cidades brasileiras.












