Ricardo Calado é reconduzido ao cargo de corregedor-geral da Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz). A nomeação foi oficializada por meio da Portaria nº 2040/2024, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) nesta quarta-feira (4). Com formação em Direito e pós-graduação em Direito Tributário, Calado ingressou na Sefaz em 2002.
Durante o período de 2007 a 2019, Ricardo integrou a Comissão Permanente de Sindicâncias e Processos Disciplinares e, posteriormente, assumiu a Corregedoria Fazendária (Correfaz). Com uma abordagem preventiva e pedagógica, a Correfaz tem como objetivo promover ética e integridade na instituição e gerir disciplinarmente os servidores.
Desde que assumiu a função em maio de 2019, Calado instaurou 70 procedimentos correcionais, dos quais 56 já foram finalizados. Esses processos visam a investigar possíveis irregularidades, identificar os responsáveis e aplicar as penalidades adequadas. A atuação da Corregedoria é fundamental para assegurar um serviço público íntegro e eficiente, destaca Calado.
O corregedor-geral expressa entusiasmo com seu novo mandato e pretende consolidar os avanços da gestão anterior. Ele planeja fortalecer a parceria interna com o Compliance e a Comissão de Ética, além de estabelecer vínculos com órgãos externos, como a Corregedoria Geral da União (CGU).
Com 12 anos de experiência na área disciplinar, Ricardo destaca a importância desse período para adquirir conhecimento e expertise. Ele ressalta a competência de sua equipe e o apoio da secretária Renata dos Santos e demais gestores, que contribuem para uma gestão eficiente.
Calado também planeja intensificar a divulgação das diretrizes éticas aos servidores, visando a redução de processos disciplinares por meio da conscientização. A iniciativa educativa tem como foco o Código de Conduta e Ética da Sefaz, utilizando a conscientização como principal medida de prevenção.
Com informações e fotos da Semarh/AL