A construção civil no Brasil é uma atividade que registra o maior número de acidentes envolvendo energia elétrica, de acordo com a Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee). Diversos fatores contribuem para esses incidentes, como a falta de atenção, o desconhecimento dos perigos, a negligência no uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), o manuseio inadequado de ferramentas e a proximidade de obras em relação à rede elétrica. Estes elementos podem ser fatais se um trabalhador entrar em contato com a rede energizada.
A Equatorial Alagoas alerta para a recorrência de acidentes durante o trabalho de construção ou reforma, destacando que um dos principais motivos é o contato acidental com a rede elétrica, seja por meio de uma escada, andaime ou cabo de rolo de pintura. Para conscientizar a população sobre os riscos envolvidos, a empresa destaca a importância dos cuidados que os profissionais da construção civil devem tomar ao executar suas atividades.
O executivo de Segurança da Equatorial, João Porfírio, ressalta a necessidade de manter distância segura dos fios do poste e respeitar o limite mínimo de 3 metros da rede elétrica ao realizar qualquer serviço. Além disso, ele destaca a importância de utilizar equipamentos de proteção individuais e coletivos para evitar quedas em trabalhos em altura, que muitas vezes resultam em acidentes graves.
É fundamental observar a localização da rede elétrica ao executar qualquer atividade, e em alguns casos, é necessário instalar barreiras protetoras para garantir a segurança no manuseio de materiais. A empresa também orienta sobre como proceder em casos de acidentes, destacando a importância de não tocar na vítima de choque elétrico e acionar as autoridades competentes para desligar a energia e prestar os devidos cuidados.
Portanto, é essencial seguir todas as medidas de segurança recomendadas para evitar acidentes em obras, como manter distância da rede elétrica, não instalar andaimes próximos à fiação, não fazer ligações clandestinas, ter cuidado ao usar máquinas de grande porte nas proximidades da rede, entre outras orientações para garantir a segurança dos trabalhadores e evitar tragédias relacionadas à eletricidade.