logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Conexão Cinema movimenta cidade de Penedo com exibição de curtas regionais e debate público

COMPARTILHE

Na noite de quarta-feira, 23 de outubro, a sala de projeções do Cine Penedo recebeu um público entusiasmado para o evento de abertura do projeto Conexão Cinema. Essa iniciativa busca promover a integração entre cidades que têm a cultura cinematográfica como parte de sua identidade, focando especialmente em Penedo, em Alagoas, e Bezerros, na região do Agreste de Pernambuco.

O evento contou com a exibição simultânea e gratuita de três curtas-metragens, começando com “O Poeta do Barro Vermelho”. Esse curta, dirigido por Matheus Nobre, presta uma homenagem ao ambientalista Toinho Pescador, cuja voz narra os poemas que deixou como legado, eternizando sua luta em prol do Rio São Francisco.

A segunda atração da noite foi o curta “Vaudeville”, uma tragicomédia no estilo cinema mudo dirigida por Élcio Verçosa Filho e totalmente filmada em Penedo. Esse trabalho é mais uma prova concreta do potencial da cidade, reconhecida pela UNESCO como Cidade Criativa na categoria Cinema, em termos de cenários, serviços, mão de obra e infraestrutura para a produção cinematográfica.

O encerramento da primeira noite do Conexão Cinema 2024 ficou por conta do premiado filme “Nazo Dia e Noite Maria”, da professora e cineasta Andrea Paiva. O curta, que aborda as marcas do preconceito na vida de um personagem querido em Penedo, proporcionou um debate rico entre a realizadora do filme, o professor Sérgio Onofre e o público presente, mediado por Karlinne Cordeiro.

Essa edição do Conexão Cinema segue com uma programação diversificada, envolvendo a exibição de filmes produzidos em Bezerros, como “Onde Cabe em Nós” de Maria das Nuvens, “Nem Toda Menina Enjoa da Boneca” de Lainy Samires e Marlom Meirelles, “Todas as Memórias que Você Fez Para Mim” de Pedro Filipe, e “Umbilina e sua Grande Rival” de Marlom Meirelles.

O projeto, que anteriormente conectou Penedo a Santos-SP em 2023, encerra sua segunda edição em 24 de outubro. A Sétima Arte continua sendo a protagonista, trazendo diversão e aprendizado para o público presente no Cine Penedo e na Estação da Cultura em Bezerros, a partir das 19 horas.

Com informações e fotos da Prefeitura de Penedo

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade