A sustentabilidade ganha destaque na 9ª edição do concurso “O Quilo é Nosso”, dedicado exclusivamente a restaurantes que operam no modelo a quilo. Com inscrições abertas até o dia 21 de agosto, o evento tem como objetivo celebrar a criatividade e a rica diversidade da culinária brasileira, promovendo uma reflexão importante sobre o consumo consciente e a valorização dos alimentos.
Nesta edição, a avaliação dos pratos inscritos não se restringe apenas ao sabor e apresentação, mas também considera a utilização integral dos ingredientes. Pratos que incorporam suas partes menos convencionais são premiados com pontos extras, incentivando os concorrentes a perceberem o potencial de cada alimento e a combatendo o desperdício. Esse novo critério, inserido pela primeira vez este ano, está alinhado com as expectativas dos consumidores, que, segundo uma pesquisa da Abrasel em parceria com o Sebrae, indicam que 74% dos clientes valorizam práticas sustentáveis nos estabelecimentos de alimentação.
Exemplos práticos de como a sustentabilidade pode ser incorporada à gastronomia são exemplificados por Luciana Rodigues, chef do restaurante Casa Malu, que já se destacou na competição. Ela menciona um dado alarmante: mais de 30% dos alimentos produzidos no Brasil acabam sendo descartados. Para mudar essa realidade, Luciana começou a incluir a casca da banana nas receitas, como no prato de carne de sol, mostrando que é possível usar cada parte do alimento de forma criativa.
Para os restaurateurs que desejam implementar práticas mais sustentáveis em seus negócios, a Abrasel, em parceria com o Sebrae, oferece um curso gratuito sobre a administração de resíduos. Este curso também aborda o uso integral dos alimentos e traz dicas que podem inspirar a transformação do cardápio de qualquer estabelecimento.
As etapas do concurso são divididas em fases: na primeira, de 16 a 26 de setembro, o público e um júri técnico local avaliam os pratos. Os melhores de cada estado avançam para a segunda fase, que ocorre de 1º a 10 de outubro, onde um novo júri escolherá os campeões estaduais. A grande final, por sua vez, será realizada durante o evento Mesa ao Vivo em São Paulo, onde os vencedores de todo o país competirão pelo título de melhor restaurante a quilo do Brasil.
Essa competição não apenas ressalta a importância da gastronomia a quilo, um formato que faz parte da rotina de muitas pessoas, como também reforça a necessidade urgente de práticas alimentares mais conscientes e sustentáveis, com foco na redução do desperdício e valorização dos ingredientes.
Com informações e fotos da Abrasel/BR