logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Concurso de Merendeiras em Alagoas: Fase Final com Participação de Oito Municípios – AMA

COMPARTILHE

Concurso de Merendeiras destaca criatividade e produtos da agricultura familiar

O Sebrae Alagoas finalizou a etapa regional da 7ª edição do Concurso de Merendeiras, em parceria com o Senac e o Senar, no dia 7 de outubro. A iniciativa visa valorizar a alimentação escolar e incentivar profissionais da merenda ao utilizar produtos da agricultura familiar.

A semifinal contou com 48 receitas de 15 municípios selecionados: Limoeiro de Anadia, Campo Alegre, Girau do Ponciano, São Miguel dos Campos, Piranhas, Delmiro Gouveia, Santana do Ipanema, Atalaia, Quebrangulo, União dos Palmares, Rio Largo, Teotônio Vilela, Penedo, Jequiá da Praia e Coruripe.

Semifinal no Agreste

No dia 2 de outubro, a primeira fase foi realizada no Senac Arapiraca, onde quatro merendeiras se destacaram e garantiram vagas na final estadual: Edjane da Silva Santos (Limoeiro de Anadia) com risoto dourado e estrogonofe de biomassa; Andréa Maria dos Santos (Girau do Ponciano) com macarrão de macaxeira e almôndegas de bode; Francisca Andrade de Lima (Piranhas) com torta de frango e batata-doce; e Amara Maria da Silva (Delmiro Gouveia) com carne ensopada de entrecasca de melancia.

A segunda fase ocorreu no Senac Maceió, reunindo outras candidatas. Destaque para Maria Janaína da Silva Venâncio (Atalaia) com pirão de macaxeira; Rosilda Lourenço da Silva (Rio Largo) com lombo suíno ao molho de maracujá; Sandra Nunes Alves (Coruripe) com barca de banana-da-terra; e Ortência dos Santos (Jequiá da Praia) com repolho recheado de carne moída.

Etapa Estadual (Final)

A final acontecerá no dia 1º de novembro em Maceió, com as finalistas das fases regionais. As competidoras reproduzirão suas receitas e serão avaliadas por jurados do Sebrae Alagoas, Senac e Senar, considerando sabor, criatividade, aparência, textura e uso de produtos da agricultura familiar. O sabor será o critério decisivo em caso de empate.

Tatiana Eigler, analista do Sebrae Alagoas, destaca que as merendeiras aprimoram suas receitas a cada etapa. “É gratificante ver a evolução delas, que leva em conta não só a apresentação, mas também a criatividade e sabor. Essa dedicação transforma o ato de cozinhar em um verdadeiro compromisso com a alimentação escolar de qualidade”, conclui.

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade