A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) anunciará a compra de 50 mil toneladas de milho da safra 2024/2025 para reabastecer os estoques do Programa de Venda em Balcão (ProVB).
Serão realizados dois leilões: o primeiro ocorre na quinta-feira, 31 de julho, com a compra de 15 mil toneladas de milho de agricultores familiares e cooperativas, garantindo condições justas para pequenos produtores. O segundo leilão será na sexta-feira, 1º de agosto, e estará aberto a todos os produtores e cooperativas de milho, também incluindo agricultores familiares. As aquisições acontecerão através do Sistema de Comercialização Eletrônica da Conab (Siscoe).
O milho adquirido será entregue em várias localidades: Irecê (5 mil t) e Uberlândia (18,5 mil t), na Bahia e Minas Gerais, respectivamente; Imperatriz (7,5 mil t) no Maranhão; Rondonópolis (3 mil t), em Mato Grosso; e Brasília (16 mil t), no Distrito Federal. O diretor de Operações e Abastecimento, Arnoldo de Campos, destaca que a escolha dos pontos de entrega otimiza a logística, visando reduzir custos de transporte e garantir preços justos aos criadores.
Os detalhes dos leilões, incluindo comunicados e resultados, estarão disponíveis no Portal da Conab. Podem participar produtores rurais, cooperativas e comerciantes que estejam cadastrados e em conformidade com as exigências do Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais (Sican) e do Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf).
Essas operações visam fortalecer os estoques públicos de milho, beneficiando principalmente pequenos criadores de animais, como aqueles de ovos, leite e carne, localizados mais afastados dos grandes centros de produção. As compras estão autorizadas pelos ministérios do Desenvolvimento Agrário, Agricultura e Fazenda, conforme a Portaria Interministerial MAPA/MF/MDA nº 21/2024.
Serviço:
- Leilão de Compra de Milho
- Data: 31 de julho de 2025, a partir das 9h (Aviso Nº 56)
- Data: 1º de agosto de 2025, a partir das 9h (Aviso Nº 57)