O combate à dengue em Penedo, município alagoano, tem sido eficaz devido ao trabalho incansável da Secretaria Municipal de Saúde (SEMS). Com a menor incidência da doença desde 2013, apenas 23 casos foram confirmados no ano passado, demonstrando o sucesso das ações implementadas durante a gestão Penedo, Crescendo Com Seu Povo.
A distribuição da vacina contra a dengue pelo Ministério da Saúde segue critérios específicos, priorizando inicialmente os municípios com alta transmissão da doença e com mais de 100 mil habitantes. A primeira remessa de cerca de 757 mil doses chegou ao Brasil em fevereiro, sendo parte de um total de 1,32 milhão de doses fornecidas pelo laboratório fabricante.
A Secretária Municipal de Saúde, Waninna Mendonça, destacou a redução significativa de casos de dengue em Penedo, passando de 385 casos notificados em 2022 para apenas 23 em 2023. Ela atribui esse sucesso ao excelente trabalho da equipe de saúde, especialmente dos agentes de combate às endemias, que se dedicam incansavelmente à eliminação dos focos do mosquito transmissor e à conscientização da população.
Em todo o estado de Alagoas, a redução de casos de dengue também é evidente, passando de 33.609 casos e 21 mortes em 2022 para 4.287 casos e quatro óbitos em 2023. Waninna Mendonça ressalta a importância da colaboração de todos na prevenção da dengue, destacando que a luta contra a doença é contínua e requer vigilância e comprometimento de toda a comunidade.
Portanto, o trabalho realizado em Penedo serve como exemplo de como a união de esforços pode resultar em impactos positivos na saúde pública. A conscientização da população, aliada às ações eficazes da SEMS, contribuiu para a redução dos casos de dengue no município e para a proteção da saúde de seus moradores.
Com Informações: Prefeitura de Penedo