A vida e a obra do renomado músico Luiz Gonzaga, carinhosamente conhecido como o Rei do Baião, estão em destaque no Cine Penedo. O filme “Légua Tirana” será exibido em mais uma sessão especial na noite de sábado, dia 13, com início às 19 horas. Essa cinebiografia poética não só revisita a trajetória do artista, mas também proporciona ao público uma rica imersão na cultura nordestina.
A entrada para o cinema, que foi recentemente revitalizado e devolvido à comunidade de Penedo, é bastante acessível, custando apenas dez reais. Os espectadores que apresentam direito à meia-entrada podem usufruir desse benefício, e todo o pagamento é feito exclusivamente via pix na bilheteria do local. O Cine Penedo tem se tornado um ponto de encontro cultural na cidade, oferecendo sessões regulares de quinta a domingo a preços populares.
A produção de “Légua Tirana”, dirigida por Diogo Fontes e Marcos Carvalho, é uma celebração das raízes de Luiz Gonzaga do Nascimento. O filme destaca fases cruciais de sua infância e adolescência no Sertão, região que não só é o cenário das filmagens, mas também um personagem central na história do artista. As cenas foram cuidadosamente gravadas em locais emblemáticos, como a Chapada do Araripe, na fronteira entre os estados de Pernambuco, Ceará e Piauí, e no município de Caiçara, na Paraíba.
O longa-metragem não apenas narra a vida do cantor, mas também explora as referências culturais e religiosas que influenciaram suas composições icônicas. “Luiz Gonzaga – Légua Tirana” capta a riqueza e a complexidade do Nordeste brasileiro, fundamentais na formação do artista. O elenco é composto por nomes conhecidos como Luiz Carlos Vasconcelos, Cláudia Ohana e Tonico Pereira, além de trazer interpretações de Kayro Oliveira, que retrata o Gonzaga na infância, e Wellington Lugo na fase adolescente. Chambinho do Acordeon, que já ganhou destaque em “Gonzaga: De Pai para Filho”, interpreta o jovem músico.
Com uma programação cultural enriquecedora, o Cine Penedo se afirma como um importante espaço para a valorização da cinematografia nacional e da cultura nordestina, refletindo a trajetória de ícones como Luiz Gonzaga.
Com informações e fotos da Prefeitura de Penedo