Penedo Inaugura Centro de Hemodiálise para Atendimento Local
Na segunda-feira, 21 de julho, Penedo deu um importante passo em direção à melhoria da saúde local com a inauguração do seu Centro de Hemodiálise, que elimina a necessidade de deslocamento para pacientes que precisavam receber tratamento em outras cidades.
A hemodiálise é essencial para filtrar o sangue de pacientes com problemas renais, removendo resíduos e fluidos em excesso. O procedimento, que deve ser supervisionado por um nefrologista e uma equipe técnica, é fundamental para manter o equilíbrio de substâncias como sódio e potássio.
“A primeira sessão foi tranquila, sem intercorrências. Os pacientes estão se adaptando bem ao novo local. Este tratamento, realizado três vezes por semana, tem duração de 4 horas e oferece mais conforto e qualidade de vida,” afirma a Drª Julia Torres, nefrologista responsável pelos atendimentos iniciais.
O Centro de Hemodiálise Dr. Hélio Lopes está equipado com 18 máquinas (incluindo duas reservas) e oferece atendimento para até 32 pacientes por dia, nas segundas, quartas e sextas-feiras, em dois turnos.
O Diretor da Santa Casa de Penedo, Sami Ferrari, expressou sua alegria com a iniciativa: “Esse Centro mudará a vida de muitos. Um trabalho árduo foi realizado para que este momento se tornasse realidade, e agradeço o apoio governamental e de Carlinhos Maia, que contribuiu com recursos.”
A Secretária Municipal de Saúde, Waninna Mendonça, ressaltou a importância do espaço: “Este é um sonho coletivo e representa dignidade e qualidade de vida para os pacientes. Agradeço a todos os profissionais envolvidos, ao prefeito Ronaldo Lopes e ao secretário executivo da Saúde, Guilherme Lopes, por tornarem este projeto possível.”
No período da tarde, Waninna e Amanda Lima, provedora da Santa Casa, visitaram o Centro de Hemodiálise, juntamente com membros da Câmara Municipal de Penedo.
Texto: Gabriela Flores – jornalista e social media SMS
Fotos: Deywesson Duarte/Secom PMP e Mirelly Barbosa – social media SMS