Sesau Capacita Técnicos sobre PEP e PrEP para Combate ao HIV
Capacitações nos dias 10 e 11, em Arapiraca e Maceió
Durante a Campanha Dezembro Vermelho, a PEP e a PrEP são promovidas como medidas de proteção contra o HIV.
Carla Cleto / Ascom Sesau
Fabiano Di Pace / Ascom Sesau
No contexto do Dezembro Vermelho, mês de conscientização sobre HIV/AIDS, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) realizará capacitações sobre a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e a Profilaxia Pós-Exposição (PEP). As atividades ocorrerão em dois dias: no dia 10, em Arapiraca, e no dia 11, em Maceió, reunindo técnicos de saúde de 102 municípios.
A capacitação em Arapiraca será no Cine Teatro do Planetário, às 8h, para a II Macrorregião de Saúde. Já em Maceió, o evento acontecerá na Escola de Governo, também às 8h.
A PrEP é um tratamento preventivo para pessoas soronegativas em risco de exposição ao HIV, com eficácia de até 99% quando usada corretamente. A PEP, por outro lado, é uma medida de emergência a ser iniciada em até 72 horas após uma potencial exposição ao vírus, com duração de 28 dias de tratamento.
O secretário de Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, ressaltou a importância da capacitação para garantir que os profissionais estejam alinhados com os protocolos de prescrição e acompanhamento dos pacientes.
Disponibilidade dos Medicamentos
A PrEP está disponível em Maceió, no PAM Salgadinho e na Clínica da Família do Jacintinho, além de unidades no interior, como Arapiraca e União dos Palmares. A PEP pode ser encontrada nas UPAs de Maceió, no Hospital Escola Helvio Auto e em várias outras instituições ao longo do estado.
As unidades de saúde do interior, como o Hospital do Agreste e UPAs em diversas cidades, também oferecem PEP, reforçando o comprometimento do SUS na luta contra o HIV.













