A construção da nova ponte entre Penedo e Ponta Mofina avança rapidamente. Na tarde de quinta-feira, 13, a empresa responsável deu mais um passo crucial com uma nova etapa de concretagem.
O progresso da obra é monitorado por representantes da Prefeitura de Penedo, da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), e também por funcionários da FP Construtora.
O engenheiro civil Ricardo Barros detalhou o processo, realizado em condições de temperatura mais amenas, ao pôr do sol, com o Rio São Francisco ao fundo. “Estamos concretando a laje do tabuleiro, uma das etapas finais. Escolhemos esse horário para evitar altas temperaturas, que podem afetar a aplicação do concreto”, afirmou.
Com temperaturas mais baixas, evita-se a evaporação da água no concreto, minimizando o risco de fissuras. Após a conclusão dessa etapa, os trabalhos seguirão para a instalação das ferragens e das ‘cortinas’ – elementos estruturais que garantem a estabilidade do aterro nas cabeceiras da ponte.
Em seguida, será construída uma barreira rígida para assegurar a segurança de pedestres e veículos. A nova ponte terá aproximadamente 50 metros de extensão, superando a antiga, que foi destruída por enchentes em 2022, o ano com o maior índice de chuvas na região, segundo dados pluviométricos.
Financiada pela União e com contrapartida do governo municipal, essa estrutura conecta os povoados de Ponta Mofina, Sítio Nazário, Embrapa, Ilha das Canas e o Projeto Marituba à área urbana de Penedo.













