Artesanato da Ilha do Ferro é Citado no ENEM
Yang da Paz, Filho de Mestre Petrônio, Comemora Apoio do Governo de Alagoas
Graça Carvalho/Ascom Serfi
O artesanato da Ilha do Ferro, em Pão de Açúcar, Alagoas, ganhou destaque no ENEM ao ser mencionado em uma questão de linguagens na prova aplicada no último domingo. Yang da Paz, artesão de 29 anos e integrante do Programa Alagoas Feita à Mão, tem recebido congratulações e pedidos de entrevistas após a divulgação.
Yang expressou sua surpresa e alegria ao ver seu trabalho reconhecido em nível nacional. “É gratificante ter uma exposição dessa magnitude, algo que foi visto em todo o Brasil. Eu não esperava”, compartilhou.
Desde os sete anos, Yang se dedica à arte de talhar madeira, aprendendo com seu pai, o mestre Petrônio, que por sua vez, foi ensinado pelo icônico mestre Fernando, falecido em 2009. Hoje, com mais de 22 anos de experiência, Yang conta com a formalização do seu trabalho pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB).
“O Alagoas Feita à Mão tem sido essencial para promover o artesanato alagoano e formalizar o trabalho dos nossos artistas”, destacou Júlio Cezar, secretário de Estado das Relações Federativas e Internacionais.
Ele acredita que a exposição no ENEM incentivará jovens da região a se profissionalizarem no artesanato. “Essa visibilidade pode trazer transformação social, como aconteceu na minha família. O que vivemos hoje é muito melhor do que há 20 anos”, lembrou.
Yang reforçou a importância de participar do Alagoas Feita à Mão, que oferece suporte e visibilidade. “O programa nos ajuda a expor nossas peças em diversas feiras”, acrescentou.
A questão do ENEM foi adaptada do site imaterial.art.br. Para conhecer mais sobre Yang e outros artesãos alagoanos, acesse o livro digital “Memórias das Mãos” disponível no portal: Memórias das Mãos – PDF.










