logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Arapiraca é destaque no xadrez nacional e internacional com jovens campeões brasileiros e panamericanos

COMPARTILHE

O município de Arapiraca tem se destacado como referência nacional e internacional no esporte do xadrez, que vem ganhando cada vez mais adeptos e praticantes. Na última quarta-feira (3), o prefeito Luciano Barbosa recebeu em seu gabinete, no Centro Administrativo Municipal, quatro irmãos arapiraquenses que conquistaram os títulos de campeão brasileiro e pan-americano de xadrez em 2023. Os jovens campeões são Caleb Machado, Reuel Machado, Raynna Machado e Acsa Machado.

Além do prefeito, estiveram presentes no encontro o secretário de Esportes, Josenildo Souza, o superintendente de Esportes, Benilton Rodrigues, a secretária-adjunta de Educação, Etelvina Carnaúba, o secretário-executivo de Governo, Vytor Ferro e o vereador Fabiano Leão, representando a Câmara Municipal. Também acompanharam os jovens campeões o treinador Alciro Acioli e familiares, como a mãe Teresa Machado e o avô Júlio Machado.

Os quatro irmãos não apenas venceram os Jogos Estudantis de Arapiraca (Jear) na modalidade de xadrez, mas também conquistaram títulos em torneios nacionais e internacionais. Caleb Machado, de 12 anos, foi campeão da Copa do Brasil Sub-12, campeão alagoano Sub-12 e campeão do Aberto Escolar Sub-12. Já Reuel Machado, de 14 anos, é campeão dos Jogos Escolares de Arapiraca (Jear) 2022 e vice-campeão alagoano 2023.

A irmã mais nova, Raynna Machado, de 9 anos, é campeã pan-americana na categoria Blitz, campeã da Copa do Brasil na categoria Blitz e vice-campeã da Copa do Brasil na categoria Rápido. Acsa Machado, com apenas 5 anos, segue o exemplo dos irmãos mais velhos e conquistou o título de campeã alagoana Sub-6 e vice-campeã pan-americana em sua categoria.

Durante o encontro, o prefeito Luciano Barbosa parabenizou os jovens campeões arapiraquenses, assim como o treinador e os familiares dos atletas. Barbosa ressaltou a importância do xadrez como esporte que estimula o raciocínio lógico e outras habilidades nas crianças e adolescentes, e destacou que a rede municipal de ensino está ampliando e incentivando a prática do xadrez e outros esportes nas escolas.

Recentemente, a Prefeitura de Arapiraca, por meio das secretarias de Educação e Esportes, promoveu jogos de xadrez com a participação de cerca de 200 enxadristas e 61 escolas, sendo 14 da rede particular e 47 da rede municipal de ensino. A iniciativa demonstra o compromisso da gestão municipal em fomentar e valorizar o esporte, proporcionando oportunidades para que mais crianças e jovens se envolvam e se destaquem no xadrez.

Com Informações: Prefeitura de Arapiraca

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade