O prefeito Luciano Barbosa de Arapiraca assinou o Decreto Municipal 2.919/2024 nesta sexta-feira (26), oficializando a criação da Área de Proteção Ambiental (APA) Jurema, a primeira unidade de conservação ambiental da cidade. A cerimônia ocorreu no espaço Ecobrisa, no Conjunto Habitacional Brisa do Lago, no bairro Olho d’Água dos Cazuzinhas, e contou com a presença do superintendente de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Felipe Barbosa, representando a secretária municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Rosa Lira, além de autoridades de órgãos ambientais como o Instituto do Meio Ambiente (IMA/AL), Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio), Batalhão de Polícia Ambiental e Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). Também foi destacada a parceria com a Agreste Saneamento para a recuperação de áreas degradadas da Caatinga e a filiação do município na Associação de Créditos de Carbono Social do Bioma Caatinga.
A APA Jurema abrange 245 hectares de área, equivalente a mais de 200 campos de futebol, nos bairros Olho d’Água dos Cazuzinhas e João Paulo II. Com o decreto em vigor, a região será protegida e preservada, com ações de cooperação técnica para a defesa da biodiversidade, vegetação, solo e animais locais. O prefeito destacou a importância do decreto e da criação da unidade de conservação como um legado para as futuras gerações, parabenizando o trabalho conjunto dos órgãos e parceiros envolvidos.
Arapiraca é reconhecida nacionalmente por seus programas de criação de áreas verdes e proteção ambiental, sendo líder no ranking de cidades mais arborizadas do Brasil, conforme o programa Tree Cities of the World. O município conta com espaços como o Bosque das Arapiracas, o Parque Deputada Ceci Cunha e a Área Verde Dom Constantino Lüers, além de ações como o programa Arapiraca Verde, com o plantio de 25 mil árvores, o Arborômetro para controle de espécies, a fitossanidade em árvores públicas e programas de Educação Ambiental com escolas locais.
O Tree Cities of the World é um programa internacional que reconhece cidades engajadas na preservação ambiental, sendo liderado pela Fundação Arbor Day e pela FAO/ONU. A criação da APA Jurema reforça o compromisso de Arapiraca com a sustentabilidade e a proteção do meio ambiente, consolidando sua posição como referência nacional em ações ambientais.
Com Informações: Prefeitura de Arapiraca