logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

AMA Lança Núcleo de Telessaúde em Alagoas: Inovação no Cuidado de Gestantes de Alto Risco

COMPARTILHE

O Ministério da Saúde, em parceria com a Ufal, lançará o Núcleo de Telessaúde de Alagoas, focado na prevenção e cuidado materno-infantil em oito municípios alagoanos.

Nesta quinta-feira (7), a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) participou do evento na Reitoria da Ufal, em Maceió. O prefeito de União dos Palmares, Júnior Menezes, representou a AMA e ressaltou a importância da iniciativa para fortalecer a atenção básica à saúde na região.

“Peço um olhar diferenciado do Ministério da Saúde para a saúde pública, pois erros na área podem ter consequências irreversíveis. A telessaúde é uma solução essencial para melhorar o acesso à saúde em Alagoas”, reforçou o prefeito, destacando a importância da tecnologia para evitar deslocamentos à capital e para aprimorar o atendimento.

Com investimento de R$ 4,6 milhões, o projeto terá duração de 36 meses e beneficiará diretamente Atalaia, Branquinha, Colônia Leopoldina, Penedo, Porto Calvo, Rio Largo, São Luís do Quitunde e União dos Palmares, escolhidos por critérios como maturidade digital e indicadores de mortalidade.

A proposta inclui um atendimento qualificado às gestantes de alto risco, utilizando Tecnologias como Inteligência Artificial e Telemedicina para oferecer serviços de Teletriagem, Telemonitoramento e Teleconsultoria, entre outros, com a expectativa de mais de 3 mil atendimentos durante o projeto.

A secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde, Ana Estela Haddad, enfatizou a relevância do projeto para consolidar o SUS Digital e alinhá-lo à Estratégia de Saúde Digital do Brasil e à Agenda 2030 da ONU. “Estamos introduzindo tecnologias avançadas para reduzir a mortalidade materna e infantil nos municípios selecionados”, afirmou.

O Núcleo contará com apoio do Hospital Universitário (HU/Ufal) e da Maternidade Escola Santa Mônica, referências em atendimento obstétrico no estado. O professor José Antônio Martins, idealizador do projeto, destacou a expectativa de impacto na redução das taxas de mortalidade materna, fetal e infantil em Alagoas.

Além do atendimento à população, a iniciativa promoverá a capacitação de profissionais de saúde e a produção científica, conectando os municípios a práticas assistenciais modernas e à gestão de dados em saúde pública.

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade