Investimentos Estaduais na Agricultura Familiar: Garantia de Segurança Alimentar em Alagoas
Resultados Concretos na Luta Contra a Fome
Com o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) – modalidade leite, aproximadamente 100 mil pessoas garantiram acesso à alimentação em 2024.
Ana Daniella Leite/ Ascom Seagri
O Governo de Alagoas está consolidando iniciativas para fortalecer a segurança alimentar das famílias alagoanas, com investimentos na agricultura familiar e programas de distribuição de alimentos que visam reduzir a desnutrição e a insegurança alimentar. Essas ações contribuem para a meta de retirar o Brasil do Mapa da Fome da ONU.
Com cerca de 3 milhões de habitantes, Alagoas já retirou 400 mil pessoas da pobreza extrema por meio de políticas públicas focadas nas necessidades reais da população.
Por meio do Programa Alagoas Sem Fome e com a coordenação da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri), o estado avança na produção e distribuição de alimentos.
A secretária Aline Rodrigues destaca que, ao longo dos últimos 13 anos, programas sociais transformaram a realidade de muitos municípios em Alagoas, reduzindo drasticamente a mortalidade infantil — que caiu de mais de 70% em 2003 para cerca de 13% atualmente.
Um dos destaques desse progresso é a implementação do PAA – modalidade leite, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social. Em 2024, esse programa beneficiou cerca de 100 mil pessoas com a compra e distribuição de 12,5 milhões de litros de leite.
Para 2025, o programa foi ampliado para incluir mais de 3 mil pequenos produtores, garantindo a distribuição de leite em Instituições de Longa Permanência (ILPs) e nas 77 creches do Programa Criança Alagoana (Cria), assegurando uma alimentação saudável e nutritiva para crianças e idosos.
Cerca de 15.400 crianças de 0 a 6 anos receberam alimento rico em cálcio, proteína, vitaminas e minerais durante as cinco refeições diárias na escola, fortalecendo a segurança alimentar e nutricional.
Essa iniciativa também impulsiona a agricultura familiar ao garantir a compra do leite a preços justos, com um investimento de R$ 19 milhões apenas no segundo semestre deste ano, beneficiando mais de três mil pequenos produtores.
A secretária conclui que esses esforços promovem a inclusão produtiva, oferecendo oportunidades às comunidades mais vulneráveis, enquanto fortalecem a base econômica das regiões rurais.
Além dos programas de aquisição e distribuição, a Seagri investe na estruturação da produção rural. Com o projeto Planta Alagoas, produtores recebem sementes de qualidade e equipamentos de irrigação, além de apoio à produção de proteína com o Programa de Distribuição de Alevinos, gerando mais renda local.