O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), por meio do Vigifronteiras, participou de uma operação em conjunto com a Polícia Civil do Distrito Federal, visando combater um grupo envolvido na comercialização ilegal de drogas em diferentes regiões do DF. A ação ocorreu no dia de hoje. Durante a operação, foram identificados dois empreendimentos agropecuários que estavam envolvidos na venda de cetamina, uma substância anestésica de uso veterinário com efeitos alucinógenos quando utilizada de forma recreativa.
Ao todo, foram apreendidos 195 frascos lacrados de cetamina e uma casa agropecuária foi interditada e autuada por infrações administrativas. Além disso, seus produtos foram apreendidos por não possuir autorização para comercializar produtos veterinários e agrotóxicos. Foi constatado também que o estabelecimento não dispunha de condições adequadas para o armazenamento dos produtos e mantinha animais em condições precárias de bem-estar.
A cetamina é um anestésico comumente utilizado em cirurgias de animais de estimação, porém, é cada vez mais frequente o seu desvio para uso recreativo. A operação realizada faz parte de um esforço mais amplo de combate a atividades ilícitas relacionadas ao setor agropecuário.
Os responsáveis pela venda ilegal de produtos veterinários e agrotóxicos, bem como pelos maus tratos aos animais, estão sujeitos a responder perante a justiça por tais crimes. Em caso de mais informações, a imprensa pode contatar o Ministério da Agricultura através do email: imprensa@agro.gov.br.
Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária